quarta-feira, 9 de julho de 2014

O dia em que a Seleção parou


            “Temos a obrigação de ganhar a Copa!”
            Estas foram palavras ditas por Felipão e repetidas por Parreira incontáveis vezes, durante as mais variadas entrevistas, ao longo da fase preparatória para esta Copa do Mundo. A primeira vez que as ouvi, confesso que levei um susto.
Obrigação? Como assim? Custe o que custar? Mesmo que seja preciso pegar em armas para defender a honra da Pátria Amada?
No cotidiano da vida vemos com frequência as pessoas utilizarem-se da expressão “eu tenho que”, ou “ele tem que”, para expressar uma necessidade que muitas vezes não passa de um desejo. Às vezes esta ordem – porque se trata de uma ordem – surge sob a forma do conselho piedoso que começa com “você tem que”. É o paciente terminal que padece de anorexia absoluta e ouve do cuidador Você tem que comer para ficar bom. Ou a pessoa mergulhada no luto pela perda do ente querido e que ouve do outro Você tem que esquecer e tocar a vida. Aquele que foi deixado pelo parceiro – o gênero não importa – ouve do amigo Você tem que encontrar um novo amor para esquecer. Tem que Tem que Tem que.
Talvez sejam as crianças as maiores vítimas do tem que.
– Hora do banho, menino!
– Ah! mãe, logo agora que estou brincando...
– Tem que ser agora, já!
– Mas por quê, mãe?
– Porque tem.
A mãe, amorosíssima, não consegue entender que brincar é coisa séria, prevalece o tem que. Tem que comer tudo, tem que ir para a cama, tem que voltar para casa, tem que vestir tal roupa, independentemente da vontade da criança, que não recebe justificativa alguma para tais atitudes. Apenas o tem que. A criança não tem alternativas, é obrigada a obedecer – ou o castigo virá!  Onde isso vai parar na vida adulta, não sabemos...
Aquele que diz tem que, quase sempre bem intencionado, não é capaz de reconhecer as circunstâncias nas quais os fatos se desenrolam. Para ele também não existe alternativa e ele não é capaz de pensar. O que há é apenas uma ordem. (Possivelmente foi vítima do tem que na própria infância.)
Voltemos à Seleção Brasileira. Os que acompanharam a Copa puderam observar que o time se desestabilizava toda vez que tomava um gol. No primeiro jogo contra a Croácia, conseguiu recuperar-se ao final do primeiro tempo. Contra o Chile, vinha jogando bem, ganhando por um gol, até que levou um, e daí em diante o jogo foi um desastre, salvo pelo travessão no último minuto. Na semifinal, o time levou o primeiro e assustou-se. Ao levar o segundo, entrou em pânico. O resto todo mundo já sabe.
A mente (infantil?) que recebeu a ordem – tem que ganhar – como fica diante da iminente derrota? Fazer o quê? Uma solução possível é fazer NADA. Daí a paralisia gerada pelo pânico.
Há outros fatores envolvidos, é evidente. A qualidade técnica, a preparação, o esquema tático completamente ultrapassado, para citar alguns. Estas são as tais circunstâncias que poderiam ser levadas em conta, se não houvesse uma ordem, associada à incapacidade de pensar.
O tão falado despreparo emocional, manifesto pela choradeira exagerada, pode ter como origem o tem que vencer. Bem, o outro time que é muito bom, nunca afirmou que tinha que ganhar, aproveitou-se, enfiou sete. Podia ter sido pior...