quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Guernica sempre

 
Guernica, no museu Reina Sofía, em Madri


“ONU pede desculpas à Espanha por seu “horrível erro” sobre Guernica, de Picasso”. Esta a manchete de hoje (18 set 2019) no El País, reportagem de Peio Riaño.
O site da ONU definia a tela como "forma de protesto artístico contra as atrocidades da República durante a Guerra Civil espanhola".
A tela, em verdade, refere-se a bombardeio da aviação nazista contra um povoado espanhol, e a ONU pediu perdão à Espanha pelo equívoco.
Informa a reportagem: “A cidade de Guernica, no País Basco (norte), foi bombardeada em 26 de abril de 1937 por aviões da Legião Condor, da Alemanha nazista, país aliado do ditador Francisco Franco. Estima-se que 31 toneladas de bombas incendiárias e explosivas tenham sido lançadas sobre a população ao longo de quatro horas. O objetivo era justamente devastar essa região basca.”
“Guernica foi uma encomenda do diretor-geral de Belas Artes, Josep Renau, a pedido do Governo da Segunda República espanhola, para ser exposto no pavilhão espanhol da Exposição Internacional de 1937, em Paris. A intenção, efetivamente, era propagandística, mas para atrair a atenção do público para a causa republicana em plena Guerra Civil.” 
Guernica, sempre Guernica, uma das obras mais importantes de todos os tempos. Emocionante vê-la de perto. Na primeira vez que visitei o Museu Reina Sofía, ao entrar no salão onde Guernica estava exposta caminhei a passos largos em direção à pintura e um forte apito começou a tocar, eu podia ouvi-lo mas não entendia o porque do apito estridente, foi quando um guarda correu em minha direção e barrou minha caminhada, e então despertei do surto, voltei à realidade, percebi que violei o espaço de proteção do quadro, pedi desculpas e me afastei. O poder de Guernica!
A experiência foi marcante também pelo fato de que pude reconhecer perfeitamente meu surto psicótico em toda sua extensão.



Parabéns Athlético!

A foto do dia



Parabéns ao Athlético Paranaense
Campeão da Copa do Brasil



Foto: Diego Varas / Reuters

Bons momentos em Cabo Frio

Galeria de Família

Passamos todos bons momentos em Cabo Frio, ao longo de muitos anos, no apartamento do Vô Ofir (hoje do Paulo), de frente para o mar, na Praia das Dunas!
            Na varanda, os primos Camilo, Cecília e Paula. Na sala, uma refeição frugal, porém acompanhada de vinho tinto, exigência do Ofir. Na penúltima foto, vista da entrada do Canal em Cabo Frio.
            A última foto é a mais interessante. Ofir e as duas netas no mercado de peixe; ambas estão sorrindo, certamente de alguma bobagem que o avô falava no momento, talvez brincando com o peixeiro. E como ele falava bobagem...