domingo, 5 de junho de 2022

D. Pedro I e o primeiro estetoscópio do Brasil



Estetoscópio usado por Laennec

 

“A chegada do primeiro estetoscópio no Brasil ainda é motivo de polêmica. Nascimento e Silva (1866-1951) sugeriu que ele foi trazido da França por João Fernandes Tavares (1795-1874), futuro Visconde de Ponte Ferreira.

Este aparelho desde 1896 se acha no museu Nacional de Medicina, e o uso que dele fazia o Dr. Tavares mereceu-lhe do povo o cognome de Doutor Canudo.

René Laennec foi inventor do estetoscópio, em 1816, em Paris. Essa descoberta tornou-o um dos fundadores da medicina moderna.

Dr. Tavares foi médico e amigo de D. Pedro I. O estetoscópio deve ter sido usado para avaliar a evolução da fatal tuberculose do Imperador. Ele realizou uma necropsia e assinou o atestado de óbito em 28/09/1834. 

Retornou ao Brasil e fundou o primeiro curso de Medicina Legal. Na Faculdade de Medicina do RJ, foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o primeiro presidente do Imperial Instituto Médico Fluminense (Niterói) em 1867.

 

Referências: Nascimento-Silva A. João Fernandes Tavares, visconde da Ponte Ferreira. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Anais do 2º Congresso de História Nacional (7-14 de abril de 1931). Imprensa Nacional. Rio de Janeiro. 1942: III: 279-290.”

 

 

Texto postado hoje no Twitter pelo Dr. Leopoldo dos Santos Neto, meu dileto amigo, e que reproduzo aqui com sua autorização. Professor da Universidade de Brasília, ele se destaca pelo profundo conhecimento médico e da História da Medicina, além de ser um humanista.