quarta-feira, 23 de março de 2022

50 minutos revisitado (#5)

10 anos de Louco

 

Em 12 de março de 2014, há oito anos portanto, publiquei este pequeno conto no Louco. Além de gostar dele, recebi alguns elogios que se encontram registrados abaixo da postagem. 

http://loucoporcachorros.blogspot.com/2014/03/50-minutos.html#comment-form

            Torno a publicá-lo, após ligeira edição, e com uma certa saudade daquele tempo. São os 10 anos do Louco!

 

O velho fazia sua caminhada diária quando um carro parou junto ao meio fio e uma pessoa pediu informação – supõe-se, pois não houve testemunhas. O caminhante levou dois tiros no peito e morreu instantaneamente. 

     O advogado amigo da família e com vocação detetivesca se interessou pelo caso, já que a polícia fez pouco ou nenhum progresso nas investigações durante os seis meses subsequentes. Aparentemente o velho não tinha inimigos. Nos últimos dez anos sua convivência social se reduziu a duas ou três pessoas, incluindo a própria mulher, de um segundo casamento, com quem estava casado há vinte e poucos anos. As aventuras amorosas haviam se perdido no tempo. Ele não devia dinheiro a ninguém, aliás, não devia nada a ninguém. E não dispunha de seguro de vida.

     O advogado, residente no bairro da vítima, passou a fazer a mesma caminhada, repetindo trajeto e horário, diariamente. Observador por natureza, mantinha-se atento aos homens e mulheres com quem cruzava, quase todos acima dos cinquenta anos. Contava os carros que rodavam pela rua àquela hora da manhã, anotava marcas, modelos, as cores dos veículos, o número da placa. Fez isso durante seis meses.

     Do mesmo modo que a polícia, não pôde chegar a pista alguma. As marcas de sangue deixadas pelo morto na calçada estavam quase que completamente apagadas. Ninguém mais falava do crime. A esposa do velho, alguns anos mais nova, havia se casado em segundas núpcias. O advogado recebeu ótima proposta de emprego numa grande firma de advocacia e se mudou para São Paulo.

     Ao chegar em casa depois de 50 minutos de caminhada, esta foi a história que o velho deixou registrada em seu computador, ele que pretendia publicar um livro de contos sobre crimes insolúveis. Morreu de infarto alguns minutos depois.

          

                                FIM


     Espero que, quem não, leia; e quem já leu, releia. É bom, e curto!

 

 

Delírio

 Imagem & Microconto

 

– O que vocês dois pretendem com isso? - pergunta o segundo fotógrafo. 

– Ela deseja guardar um momento de felicidade! - responde o primeiro fotógrafo.




Foto: Carlos Corresa (?).


Tipo de Loucura

Imagem & Microconto




– Que é isso, amor?

– Paixão desenfreada, meu bem! Uma espécie de loucura.




Foto de autor desconhecido.

Esses ministros...

Política sem palavras

 



Iniciativa Extraordinária!!!

 

“Primeira instituição privada de apoio à ciência no Brasil sonha em frear 'fuga de cérebros'. Instituto Serrapilheira completa 5 anos com mais de R$ 50 milhões investidos em projetos”: reportagem extraordinária de Samuel Fernandes para a Folha hoje (23).

“Primeira instituição privada sem fins lucrativos para financiamento da ciência brasileira, o Instituto Serrapilheira completou cinco anos de existência nesta terça (22). A organização, que assina o blog Ciência Fundamental na Folha, contabiliza já ter investido mais de R$ 50 milhões em projetos de pesquisa científica e em iniciativas voltadas para divulgação da ciência.

Desde seu início, o instituto, fundado pelo documentarista João Moreira Salles e sua mulher, a linguista Branca Vianna Moreira Salles, mantém dois programas de financiamento. O primeiro, de apoio à ciência, é voltado ao suporte de pesquisas de excelência de jovens cientistas de áreas das ciências naturais, matemática e ciência da computação.

Já o segundo tipo de programa é voltado para divulgação científica e subsidia projetos de mídia e de jornalismo. "O que estamos tentando fazer é profissionalizar a divulgação científica." O diretor diz que existe uma grande demanda por financiamento de divulgação científica. Segundo ele, na primeira chamada feita pelo Serrapilheira, foram recebidos mais de mil projetos de todo o Brasil. do campo."

Mais recentemente, o Serrapilheira abriu a formação em biologia e ecologia quantitativas, um programa em ciências da vida para jovens que queiram cursar o doutorado fora do país.

"Vamos fazer investimentos mais focados na ecologia e biologia de sistemas complexos e queremos usar a força que já existe na matemática brasileira para tratar das questões da complexidade da vida", afirma o diretor, sobre essa iniciativa mais recente do Serrapilheira. 

Mesmo que a iniciativa seja importante, o próprio diretor do instituto reitera que o financiamento da ciência precisa ser operado principalmente pelo poder público. "

 

Vale a pena conferir o site Ciência Fundamentalhttps://www1.folha.uol.com.br/blogs/ciencia-fundamental/

 

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/03/primeira-instituicao-privada-de-apoio-a-ciencia-no-brasil-sonha-em-frear-fuga-de-cerebros.shtml

 

Volta do Messias

Terceira charge do dia 


Cláudio Hebdô para a Folha hoje

Os donos do cofre

Segunda charge do dia

 


Leandro Assis e Triscila Oliveira 
para a Folha hoje

Destruição do pouco que havia

Charge do dia 


Nando Motta

Aprender com a Fotografia (#4)

10 anos de Louco

No próximo domingo, 27 de março, este blog completará 10 anos de existência. Preciso agradecer à Arte da Fotografia.

            O blog utilizou-se da Fotografia de várias maneiras. A mais óbvia delas foi mostrar uma foto de um artista famoso, como nesse Casal de Noivos de Salvador, Bahia, por Pierre Verger, na década de 40. Maravilha a expressão do casal, captada por Verger; os matizes do preto e branco nos encantam.

 


 

            Penso que esta pode se tornar uma forma de Educação. Daí o marcador Educação pela fotografia, com mais de 150 postagens.

            Outro bom exemplo é o marcador Eu amo mapas. Parece até brincadeira, coisa de menino, ficar mostrando mapas. Agora eles são mostrados em 3D, coisa impensável em meu tempo de criança, quando eu já gostava de mapas. O mapa é construído em impressora especial, com técnica sofisticada, fotografado, compartilhados no blog como forma de Educação.

            Às vezes faço uma provocação: mostro uma fotografia e apenas um título: Göbekli Tepe, sem maiores informações, na tentativa de aguçar a curiosidade do visitante. Bem, se ele irá checar o endereço que ofereço, aí já não é problema meu.

http://loucoporcachorros.blogspot.com/2022/02/gobekli-teme.html

            Mais recentemente surgiu o marcador Imagem seguida de Microconto, um verdadeiro achado para este blogueiro de mais de 75 anos, cuja imaginação vai aos poucos desvanecendo.  Vejam este Jogo ganhohttp://loucoporcachorros.blogspot.com/2022/03/jogo-ganho.html

            Há tempos surgiu aqui o Haicai inspirado em uma fotografia, que repete a ideia acima. Uma amostra é Rua desertahttp://loucoporcachorros.blogspot.com/search/label/Haicai

            Certa feita visitei o ateliê de Helena Lopes, artista plástica consagrada, residente em Brasília. Ela permitiu, com enorme generosidade, que eu fotografasse seu ateliê, que revela muito da alma da artista. Parecia até uma reportagem, tão bonito que ficou no Louco: http://loucoporcachorros.blogspot.com/2020/01/atelie-de-helena-lopes.html

            Visitas a cidades famosas, no Brasil e no exterior, museus, sítios históricos – ah! as espetaculares ruínas romanas! – igrejas, praças, ruas famosas, parques, monumentos, esculturas etc, registrar isso pela fotografia e publicar aqui podem entreter, alegrar, despertar curiosidade, motivar viagens, informar, educar enfim.

            Em resumo, a Fotografia tem me ajudado a repartir minhas experiências com meus eventuais seguidores.