terça-feira, 25 de setembro de 2018

Poluição e capacidade cognitiva



Poluição atmosférica 
Foto: Thomas Peter/Reuters


“Estudo liga poluição a declínio cognitivo em seres humanos. Ar poluído é péssimo para os pulmões, e provavelmente para o cérebro”, afirma Mike Ives, para The New York Times (25 Set 2018). 
Estudo realizado na China sugere relação entre a poluição do ar e dificuldades na linguagem e matemática. Diz a reportagem: “A relação entre a poluição e as doenças respiratórias já é bastante conhecida, mas a maioria dos especialistas agora acredita que partículas ínfimas também podem elevar o risco de infartos e derrames. Ainda não se sabe ao certo se esta forma de poluição atmosférica prejudica a cognição, mas vários estudos sugerem a existência de uma relação.” 
O estudo mais recente analisou as consequências da exposição à poluição atmosférica em mais de 25 mil pessoas de 162 condados chineses. Os efeitos em termos cognitivos foram particularmente acentuados entre homens mais velhos. 
“Uma equipe de pesquisadores da França e da Grã-Bretanha afirma em um estudo de 2014 que a poluição causada pelo trânsito em Londres esteve associada ao declínio das funções cognitivas ao longo do tempo entre os participantes do estudo, cuja idade média era de 66 anos.” 
A China tem a maior população mundial com demência e o número deverá subir de cerca de 44,4 milhões em 2013, para 75,6 milhões até 2030. 
         Para concluir, com muito orgulho, uma foto do nosso quintal!