sábado, 7 de março de 2020

Quay Saint Michel

Meus quadros favoritos



Edouard-Léon Cortes (1882-1969)
Pintor francês pós-impressionista

Para este blogueiro, esta é uma das vistas mais lindas do mundo. Só de vê-la, me emociono às lágrimas.

Desabafo de um homem comum




Desejo escrever uma crônica alegre, mas não me sai da cabeça a cena de um palhaço fantasiado de Presidente da República, no peito a faixa presidencial com o brasão oficial, a distribuir bananas a correligionários e jornalistas em frente ao Palácio do Alvorada, ao lado do próprio Presidente de República a estumá-lo. Um pesadelo. Horror horror horror.
            Naquele dia o tema jornalístico em destaque seria o pequeno PIB de 2019. Certamente não haveria, por parte do governo, uma satisfação verdadeira e transparente para oferecer à nação. Então, bananas.
            É isso mesmo? Eu, que sou um homem comum pagador de impostos recebi bananas como resposta ao baixo desempenho da economia do país? Mereço isso? Não consigo achar graça diante do grotesco e pirotécnico episódio que me atingiu em cheio. Indignação e tristeza são os sentimentos que me tomam nesse momento e que me impedem de escrever a crônica alegre.
            Há muitos anos um certo senador de quem já não me lembro o nome foi fotografado de cuecas. Foi cassado, por falta de decoro parlamentar. Penso que quanto mais elevado o cargo que se ocupa na República, mais se há de exigir do mandatário com relação ao decoro. Pelo visto, esta ideia é coisa ultrapassada, e decoro já não se exige mais. O interessante é que as cuecas do senador não me agrediram; já as bananas do palhaço foram mais que um tapa na cara.
             Nem mesmo as estripulias do ministro da educação atingem tal patamar. É preciso que se juntem os ardis perversos de um e de outro para tornar mais eficiente a tarefa de deseducar o país. Sim, porque muita gente aplaude, e quem aplaude se rebaixa, se deseduca, se torna grosseiro, perde qualquer referência de compostura. 
            Com que intenção essas duas figuras públicas têm repetidamente se comportado desta maneira estúpida? A mais evidente é a já citada, desviar a atenção da população para o real estado de coisas que vivemos. Para mim, tal explicação é verdadeira porém insuficiente, há mais coisas semi-ocultas.
            Acredito que tais atitudes grotescas (evito o termo simiescas em respeito aos símios, que tanto prezo!) são mesmo da natureza dos protagonistas. Há que lhes louvar a autenticidade, a sinceridade, o gesto verdadeiro. Eles são assim. Há comprazimento em tais gestos.
            É isso democracia? O presidente foi eleito pelo voto popular, não se pode negar. Não com meu voto, digo de passagem: sou o tal “isentão”, pois anulei meu voto por também não concordar com a ordem vigente até então, responsável pela maior corrupção mundial de todos os tempos. Democracia então talvez seja isso: a possibilidade de se passar da maior corrupção de todos os tempos para a maior vergonha de todos os tempos. Pacificamente!
            Desabafar talvez também seja um ato democrático. A crônica alegre fica para outro dia.