quarta-feira, 10 de abril de 2019

Imagem de um buraco negro



A imagem feita graças a colaboração internacional chamada
Event Horizon Telescope 
Foto: European Southern Observatory / AFP


Da Redação de O Estado de S.Paulo (10 abr 2019): “Astrônomos revelam primeira imagem de um buraco negro. O primeiro 'monstro cósmico' a ser registrado foi detectado no centro da galáxia M87.”
A imagem de um buraco negro foi apresentada ao mundo nesta quarta-feira pela primeira vez na história da astronomia: um círculo escuro no meio de um disco resplandecente, no centro da galáxia M87, a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra. 
"Uma distância difícil de imaginar", diz Frédéric Gueth, astrônomo e vice-diretor do Instituto de Radioastronomia Milimétrica (IRAM) na Europa."
“A imagem foi feita graças a uma colaboração internacional chamada Event Horizon Telescope (EHT), que reúne quase uma dúzia de radiotelescópios no mundo, da Europa ao Polo Sul, passando pelo Chile e Havaí. Combinando esses observatórios, como se fossem pequenos fragmentos de um gigante por meio de uma técnica chamada interferometria, os astrônomos puderam ter um observatório virtual do tamanho da Terra, com o qual "um jornal aberto em Paris poderia ser lido de Nova York", segundo Gueth.”
            E a Ciência caminha, lentamente, às vezes de forma espetacular, como este registro.     


https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,astronomos-revelam-primeira-imagem-de-um-buraco-negro,70002786184


Informações adicionais (11 abr 2019):

Embora o buraco negro, por definição, não possa ser visto, o gás que cai nele é aquecido a milhões de graus e brilha. Contra essa iluminação de fundo há uma silhueta escura que é a sombra do buraco negro. Tudo isso aparece bastante desfocado porque o tamanho da imagem excede a resolução máxima do EHT.
O anel luminoso que envolve o horizonte de eventos é assimétrico porque o buraco negro está em rotação. Na região inferior, a luz se move em direção ao observador e aparece mais brilhante, enquanto na parte superior a luz se afasta e aparece mais tênue. Isso permitiu determinar que o buraco negro gira no sentido horário.