quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Pergunta difícil

Charge do dia 



André Dahmer

O Abraço

Fotografia 


O Abraço, de Sergey Gorshkov

Sergey Gorshkov/Wildlife - Photographer of the Year

 

 

A reportagem é de Jonathan Amos, da BBC News Brasil (14.out.2020). 

O russo Sergey Gorshkov consegue fotografar um tigre-siberiano (ou tigre-de-amur) em uma floresta do extremo leste da Rússia. 

A imagem "O Abraço" venceu o prêmio Wildlife Photographer of the Year. “A tigresa parece abraçar a árvore, ao esfregar na casca para deixar seu cheiro e marcar território no Parque Nacional de Leopardos.” 

“O mais extraordinário é que esta é uma imagem de armadilha fotográfica. O equipamento foi instalado na floresta e deixado por meses, esperando para ser acionado automaticamente quando um tigre passasse.

         Os tigres da Rússia Oriental foram caçados até quase a extinção, e agora há provavelmente apenas algumas centenas de indivíduos dessa espécie. Como as populações das presas deles, principalmente veados e javalis, também foram reduzidas, esses tigres têm de percorrer grandes distâncias para encontrar comida.”

 

 

https://f5.folha.uol.com.br/voceviu/2020/10/tigresa-abracadora-de-arvores-e-imagem-vencedora-de-concurso-mundial-de-fotos-de-vida-selvagem.shtml

 

Namorada?

Galeria de  Família 

Nosso pai Ofir, em algum lugar do passado.


        Não sabemos em que cidade, talvez São Paulo, no tempo de solteiro.
        Ou Ribeirão Preto, onde morou por uns tempos, já funcionário do Banco de Brasil, ainda solteiro.
        Parece que Ofir usa uma boina, que lhe cobre parcialmente a cabeça.
        Está de braço dado com simpática moçoila, que também não fazemos a menor ideia de quem seja. Ela tem o rosto dos anos 20! Uma namorada?
        O certo é que o registro fotográfico é muito bom! Desconhecemos a verdade, que importa! 

Helena em Guaratinguetá

Galeria de Família 


Maria Helena em Guaratinguetá

A fotografia foi tirada em junho de 1969, na praça central da cidade, e mostra ao fundo a estátua do Conselheiro Rodrigues Alves, ex-Presidente da República, natural de Guará. (Não posso imaginar quem tenha sido o fotógrafo.)
         Gostaria muitíssimo que a nossa irmã escrevesse um texto sobre esta visita que fez à cidade e ao nosso avô Breno Vianna. Tenho a impressão de que se trata de importante momento na vida dela. Eu, cursando o penúltimo ano da Faculdade de Medicina, pouco conhecimento tive daquela experiência. Talvez o mesmo tenha acontecido com nosso irmão Paulo.
         Esta praça faz parte de nossa adolescência!

Nasce Gabriela

Galeria de Família 



Na foto de cima, à esquerda, Gabriela no dia de seu nascimento, no colo da Tia Ciça! (Eu fui o fotógrafo, em dia de imensa alegria.) E Gabriela foi crescendo, crescendo, e já tem 10 anos!