quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Processo civilizatório



Hélio Schwartsman inicia sua crônica de hoje na Folha (4/11) com uma pergunta direta e surpreendente: “Qual a melhor coisa que aconteceu à humanidade?
            Cada leitor haverá de buscar sua própria resposta, em função de uma série de fatores que influenciam as convicções de cada um, sejam morais, religiosas, filosóficas, científicas, e outras tantas de origem ignorada pelo próprio sujeito, porque inconscientes. Haverá lugar também para uma resposta negativa, dada a abrangência da questão: Não sei!
            Eis como respondeu o nosso articulista:

“Embora eu padeça de simpatias anarquistas, não hesito em responder que, historicamente, a maior bênção que caiu sobre nós foi o surgimento de Estados fortes, com aparelhos repressivos. Foi isso que fez com que as pessoas contivessem drasticamente o pouco civilizado hábito de matar umas às outras.”

Schwartsman cita como referência a obra do sociólogo Norbert Elias, "O Processo Civilizatório" (1939), que afirma:

“...à medida que o Estado passou a exercer o monopólio da violência, indivíduos foram se autodomesticando. Aos poucos, foi deixando de ser uma reação normal assassinar o rival por causa de um insulto, por exemplo. Esse processo de autocontrole não se limitou à violência, atingindo também outros aspectos da vida, como o comportamento sexual, as funções corporais e até as maneiras à mesa.”

Schwartsman baseia-se ainda em taxas de homicídio ao longo da evolução da humanidade. Em sítios arqueológicos pré-históricos, 60% das ossadas são de pessoas assassinadas. Na Idade da Pedra, 10% a 20%. Nos grandes impérios da Antiguidade, 2% a 5%. No século 20, 1% a 2%, incluindo as duas guerras mundiais e genocídios. Na Dinamarca a taxa hoje é de 0,027%.
            Surpreendentemente, Schwartsman, cujos textos apresentam sempre argumentação poderosa, não cita o outro grande fator responsável pelo chamado processo civilizatório, em meu ponto de vista: a Religião. Sobre a questão em pauta, mais explícito e categórico que um dos Dez Mandamentos da Lei de Deus, impossível: Não matarás.
            Schwartsman conclui sua crônica criticando a bancada conservadora do Congresso Nacional, ao tentar modificar para pior o Estatuto do Desarmamento, e que “esboça um movimento contrário àquele que possibilitou a mais importante conquista da civilização”. Este, o ponto central do texto do articulista da Folha.
            Acrescento que esta mesma bancada conservadora, paradoxalmente, toma ao pé-da-letra o mandamento citado acima e coloca-se contrária ao aborto (até mesmo quando a gestação é resultado de estupro) e à eutanásia.
            Em meu ponto de vista, são movimentos contrários à civilização.