sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Monumento a Balzac



Auguste Rodin passou sete anos preparando a homenagem ao grande escritor francês. Esta obra, no MoMa de NY, foi fundida em bronze vários anos após a morte do artista, em 1954. Trata-se de uma grandiosa metáfora, capaz de emocionar o viajante.
Foto: A.Vianna, 2012, NY.

Instalação no Metropolitan


Numa exposição temporária no Metropolitan de NY, a instalação: um monte de balas no canto da sala. Os visitantes (Paula, na foto) eram convidados a pegar uma amostra e, por consequência, "participar" da obra. Arte hoje?
Foto: A.Vianna, 2012, NY.

A Dança (I), Henri Matisse



Esta é a primeira versão de A dança (1909), no MoMa de NY. A segunda e definitiva versão encontra-se no no Museu Hermitage de São Petersburgo. Segundo o autor, a pintura representa "vida e ritmo". 


"Ao verem A Dança, o emblemático painel de Matisse, hoje considerado um símbolo poderoso de harmonia e beleza, Spurling nos conta que as pessoas gritavam insultos e chegavam a sugerir que o quadro não apenas era primitivo, como “diabólico” e até “canibalístico”!" Daniel Benevides.
Ref.: http://editora.cosacnaify.com.br/blog/?p=13136

É de deixar o viajante de boca aberta!

Foto: A.Vianna, 2012, NY.

Jardim do MoMa






O pequeno jardim interno do MoMa, cercado de edifícios altíssimos, com algumas esculturas, pequena fonte e um lago, é parada obrigatória para o viajante que acaba de sair do museu. Paula não resistiu e tocou a Cabra, de Picasso.
Fotos: A.Vianna, 2012, NY.

Picasso no MoMa


Picasso em duas e três dimensões.
Museu de Arte Moderna de NY.

Foto: A.Vianna, 2012, NY.