segunda-feira, 24 de abril de 2017

Suzete não está só


Minha querida Suzete,

minha célere resposta à sua última carta (deliciosa!) é inspirada na crônica de estreia de ninguém menos que Cristovão Tezza , publicada hoje (23/4) na Folha de S.Paulo. O título já é instigante: Literratura, internet e silêncio.
            Logo de início Tezza anuncia: “Como as coisas vão acontecendo todas ao mesmo tempo, é difícil enxergar os detalhes do dia a dia.”
            Você já havia escrito isso em sua cartinha, Suzete: o que a faz atordoada. Pois atordoa a todos nós, incluindo o grande Tezza, famoso mas não imune ao bombardeio inclemente de notícias.
            Tezza destaca o papel da internet neste processo:

“Num estalo, milhões de pessoas que jamais leram ou escreveram nada estavam lendo ou escrevendo alguma coisa em milhões de telinhas e teclados. Um potencial civilizatório gigantesco, o triunfo final da palavra escrita,  um salto maravilhoso na educação do país, imaginava eu.
Mas, em pouco tempo, comecei a perceber que havia alguma coisa errada em minha equação mecânica: aparentemente, todos leem o tempo todo, mas nada além de manchetes, pedaços de frases e caixas de comentários.”

            E o autor conclui:

“Mas não produz nada: é apenas (apenas?) um ambiente inescapável de sentidos e relações que vem desestruturando todos os aspectos consolidados da vida pré-internet com uma rapidez e uma simultaneidade assustadoras. Nesse sentido, somos cobaias mutantes de um momento brutal  de transformação tecnológica.”

            Bem, este “não produz nada” atinge em cheio o ego do Louco. De fato, o pouquíssimo que este blog produz destina-se apenas (apenas?) a um ou dois leitores, talvez três, não mais. De certa maneira os atinge, estou certo disso. É nada?
            Eu mesmo continuo a ser o maior beneficiário desta escrita terapêutica, que ajuda a manter funcionando meu cérebro precário. Tal serventia não é pouca coisa, procuro me educar.
Beneficio-me (Suzete, a moda agora é escrever “Me beneficio”...) também dos comentários que recebo, sempre carinhosos, apoiadores, e da correspondência de alguns amigos como você, cara Suzete. O poema do inesperado Oswald de Andrade me fez um bem enorme!
Tezza precisa ler suas cartinhas! Ele cita a Literatura e o Silêncio igualmente como antídotos eficazes contra “tanta coisa ao mesmo tempo”. Penso, Suzete, que este Silêncio é bem mais que o “pensar em nada” que você cita e critica em sua carta.
E assim passam os dias...

Beijo afetuoso do amigo de sempre,

                                                                        André



Praia de Guaecá + Aldravia n. 57

A foto do dia


Ilha Bela vista da praia de Guaecá, SP


céu
mar
praia
pedras
pequeno
riacho


Foto: Cecília Vianna, abr 2017, S. Paulo