terça-feira, 17 de junho de 2014

Alemanha atropela Cristiano Ronaldo


           1. A Alemanha atropelou Portugal.
Logo no início, um pênalti no mínimo discutível, inexistente no meu ponto de vista (esta é a Copa dos pênaltis), talvez por imprudência do zagueiro português: 1 a 0. Depois do segundo gol alemão, Portugal desabou. A expulsão de um defensor luso, Cristiano Ronaldo fazendo beicinho o tempo todo, reclamando dos companheiros, duas substituições por contusão, os portugueses correndo feito baratas tontas diante do sólido time alemão, de ótimo toque de bola, esquema tático bem definido e jogadores de muita categoria, tudo isso desmoralizou Portugal. Müller, com três gols, é candidato a artilheiro da Copa.  
No segundo tempo os dois times combinaram: os patrícios garantiam o placar de 3 a 0, para não piorar muito o saldo negativo de gols, e os germânicos descansariam, guardando-se para o vatapá com cerveja à noite, porque a Bahia, meu rei, é bom demais! Mesmo assim, saiu mais um gol para a Alemanha, fortíssima candidata ao título, juntamente com França, Itália e Holanda. Portugal ainda tem boa chance de classificação, jogando contra Gana e Estados Unidos.
O Brasil? Vamos ver.

       2. Do latim pila surgiu a palavra péla, bola de couro. Daí a pelada, jogo de futebol ruim, com jogadores de baixa qualidade, num campinho qualquer. Pois a partida entre Irã e Nigéria não merece nem mesmo a denominação de pelada. Foi o primeiro 0 a 0 da Copa (este placar não é o problema: o 0 a 0 contra a Inglaterra em 58 foi um jogo sensacional), mas ocorreu por absoluta incompetência para o gol de todos os jogadores em campo. Uma vergonha. A torcida vaiou, e a Presidenta não estava lá.

       3. Gol aos 28 segundos de jogo é uma anomalia que desmonta qualquer time. Foi assim com Gana, contra os Estados Unidos. O restante – todo ele – do primeiro tempo foi dominado pelos africanos, péssimos nas finalizações. No segundo tempo Gana continuou mandando no jogo, desperdiçando chances de gol, até que marcou já nos minutos finais. Pois não é que os gringos desempataram com um gol de cabeça de um beque grandalhão! Injustiça? Não, futebol é assim mesmo. Mas foi um bom jogo desse ver.