quinta-feira, 9 de abril de 2015

Uma questão sobre a vida e a obra de S. Freud


Freud e o amigo Fliess, no início de 1890.

Um amigo fraterno, seguidor deste blog, e que inicia a formação em Psicanálise, dirige-me a seguinte pergunta, para ser respondida – um pedido dele – no Loucoporcachorros: “Por que é importante à formação do psicanalista o conhecimento da biografia do Dr Freud?”. Ele argumenta ainda que “em outras ciências isso não é necessário em absoluto”.

Comecemos pelo princípio. De fato, Freud, ao escrever o artigo Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise (Ed. Standard Brasileira, Vol. XII, p. 125, 1912), não fez qualquer referência à necessidade da leitura da própria biografia. Esta leitura, portanto, não é indispensável.
Todavia, em muitos momentos a vida de Freud confunde-se com a própria ciência que ele desejava fundar. Sim, porque ele é considerado o criador da Psicanálise.
Dois bons exemplos desta inter-relação entre vida e obra são a autoanálise e a interpretação dos próprios sonhos. Evidentemente, Freud não dispunha de um colega psicanalista, para que pudesse ser por ele analisado. Dispôs-se então, com incrível disciplina, perseverança, coragem acima de tudo, a iniciar o que ele chamou de autoanálise. A tarefa era dificílima, se não impossível; certamente foi realizada de forma imperfeita e incompleta. Mas era o que ele podia fazer naquele momento, dispondo apenas de seu gênio.
A interpretação dos próprios sonhos é parte fundamental desta autoanálise. Este trabalho minucioso, diuturno, pôde ser compartilhado com alguns amigos, através de uma infinidade de cartas, em particular com Wilhelm Fliess (1858-1928), médico otorrinolaringologista, de quem Freud tornou-se íntimo. (Penso que é indispensável a leitura de algumas destas cartas, saborosíssimas porque muito bem escritas!1)
Na longa carta datada de 15 de outubro de 1897 (anterior, portanto, à Interpretação dos sonhos), endereçada ao “Querido Wilhelm”, onde um importante sonho é relatado, lemos:

“... Ser totalmente franco consigo mesmo é um bom exercício. Uma única ideia de valor geral despontou em mim. Descobri, também em meu próprio caso, o fenômeno de me apaixonar por mamãe e ter ciúme de papai, e agora o considero um acontecimento universal do início da infância, mesmo que não ocorra tão cedo nas crianças que se tornam histéricas. ... Se assim for, podemos entender o poder de atração do Oedipus Rex, a despeito de todas as objeções que a razão levanta contra a pressuposição do destino. ...Cada pessoa da plateia foi, um dia, um Édipo em potencial na fantasia, e cada uma recua, horrorizada, diante da realização de sonho ali transplantada para a realidade, com toda a carga de recalcamento que separa seu estado infantil do estado atual.”

           Aqui nesta carta, onde a intimidade do autor é corajosamente exposta, vida e obra se confundem. Não fosse por qualquer uma dessas razões, ou por tantas outras, o fato de tratar-se de um gênio, como poucos até hoje, só isso justificaria a leitura da biografia de Sigmund Freud.
            É o que penso sobre a questão levantada por meu amigo. Ele tem razão quando afirma que isso não se verificou em outras ciências. A vida de Albert Einstein pouco ou nada tem a ver com a Teoria da relatividade em si mesma. Tampouco a de Charles Darwin com a Teoria da evolução das espécies. Com Freud, foi diferente.


(1) Masson J M, editor. A correspondência completa de Sigmund Freud para Wilhem Fliess – 1887-1904, Imago editora,1986.