terça-feira, 6 de maio de 2014

Zonas verdes em São Paulo

A foto do dia.


              Começam a ser construídos na cidade de São Paulo pequenos módulos denominados Zonas Verdes. São pequenas áreas de lazer instaladas em espaços destinados ao estacionamento de dois carros, e que se abrem para as calçadas, destinadas portanto aos pedestres. É uma tentativa de humanizar ruas e bairros, tornando-os mais amigáveis, pela criação de locais de convívio, leitura, descanso.
            Veremos que destino os habitantes da cidade darão a tais espaços públicos, e se a Prefeitura será capaz de mantê-los. A ideia nos parece ótima!


O professor



O professor de Filologia Românica acorda cedo e inicia a preparação para receber, em poucas horas, o merecido prêmio acadêmico, aos 71 anos de idade; enquanto isso, passa a limpo toda sua vida.
A forma inteligente e criativa encontrada pelo autor, Cristovão Tezza, para o desenvolvimento da narrativa – uma vida inteira em poucas horas – permite ainda que fatos contemporâneos sejam acrescidos, como por exemplo, a renúncia do Papa, que tanto intriga o protagonista.
            A maledicência da vida acadêmica não poderia faltar. Duas mulheres marcam definitivamente a história de Heliseu, este o nome do professor. O filho incompatível completa o drama familiar.
            O que chama mesmo a atenção do leitor é a escrita elegante de Tezza, coisa rara nos dias de hoje, na literatura brasileira. Assim tem início o romance:

“Acordou de um sono difícil: sobre algo que parecia um leito, estava abraçado ao inimigo, que tentava aproximar os lábios aos seus. Não quis ser ríspido, entretanto, empurrá-lo para longe, como seria o óbvio, talvez agredi-lo com um soco; apenas desviou o rosto, dizendo algo que agora não conseguia mais ouvir, na claridade da manhã. Mas eram movimentos gentis, ele percebeu, tentava afastar-se dele com delicadeza, como quem desembarca de uma cama em que a mulher dorme e não deve ser acordada.”

            Vale a pena conferir: O professor, Cristovão Tezza, Editora Record, 2014.