quarta-feira, 18 de novembro de 2015

"Nós temos champanhe!"

Charge do dia




Capa da próxima edição do Charlie Hebdo: “Ele têm as armas. Eles que se f... Nós temos o champanhe!

Pomba da guerra

A foto do dia



Operação anti-terror em Saint-Denis, subúrbio ao norte de Paris, hoje.

Foto: François Mori /AP.

Palavra do ano



Quem gosta de ler ou escrever, quase sempre gosta de palavras. É um tipo de gente meio lelé-da-cuca, que também gosta muito de dicionários, os berçários de palavras.
Catrâmbias!, diria o Evandro Affonso Ferreira.
Pois a cada ano, um júri (exatamente esse tipo de gente!) designado pelo Dicionário Oxford de língua inglesa escolhe uma palavra vencedora – a palavra do ano – com base em seu "potencial duradouro" e sua "significância cultural".
A palavra do ano de 2012 foi "GIF"; a de 2013 foi "selfie". Em 2014 o termo "vape" (ligado aos cigarros de vapor) foi o vencedor.
        Neste ano de 2015, uma surpresa: uma não-palavra.


        É a carinha que solta lágrimas de tanto rir, oficialmente chamada de "rosto com lágrimas de alegria". Um emoji.
Interessante isso, o fato de uma imagem pictográfica usada para "expressar uma ideia ou emoção" receber o título de palavra do ano sem ser uma palavra.
O emoji foi o vencedor entre 9 finalistas, dentre eles "refugiado", "bloqueador de anúncios" (em inglês: "ad blocker"), "companhia compartilhada" ("sharing economy") e "they" (pessoas de gênero não especificado).
O Dicionário Oxford considerou que os emojis "foram abraçados como uma sutil forma de expressão, que pode cruzar barreiras linguísticas."
Minha filha Cecília haverá de gostar!