quinta-feira, 20 de agosto de 2015

"Leitura Liberta"


Eis que em meio a tanta desgraça, tanta notícia ruim, tanto desalento quanto aos prometidos investimentos em Educação nesse país, surge o interessantíssimo projeto intitulado “Leitura Liberta”, uma iniciativa da juíza Denise Pedrosa Torres, titular da 1ª Vara de Zé Doca, que institui a remição de pena através da leitura.
A magistrada reconhece que a leitura contribui para o processo de reinserção social do apenado, além de oferecer a ele novos valores éticos e morais. Podem participar os presos com capacidade para leitura e escrita.
Cada participante recebe uma obra literária e tem 30 dias (prorrogáveis por mais 30) para a elaboração de um trabalho final, que consiste em redação, um relatório de leitura ou resumo a respeito do livro, com o mínimo de uma folha e o máximo de três folhas. A remição da pena será de 4 dias para cada relatório de leitura apresentado. Assim, em um ano, o custodiado terá a possibilidade de reduzir sua pena em até 48 dias.
O projeto inclui ainda a criação de Oficinas de Leitura, com vistas ao incentivo à leitura e ao desenvolvimento da escrita como forma criativa de expressão. Os funcionários da unidade prisional e colaboradores poderão participar dessas atividades.
            Trata-se, portanto, de investimento no ser humano, naquilo que ele tem de mais precioso, o ato de educar-se.