quinta-feira, 29 de março de 2018

Limites para a Arte?



Existem limites para a arte?, pergunta Hélio Schwartsman. Bacharel em filosofia, antes de tudo ele sabe fazer boas perguntas.
Schwartsman responde: “Eles não existem. Tratando-se de uma obra de ficção, o autor pode inventar o que bem entender. No reino da imaginação, o Código Penal não vigora. Personagens fictícios são livres para insultar, caluniar, prevaricar, assassinar e até estuprar e estripar criancinhas. Nem às leis da física eles precisam obedecer, se o autor não quiser. Esse é um ponto básico e inegociável da democracia.”
Em seguida o articulista defende o ponto de vista do diretor José Padilha, sobre “O Mecanismo”, de que se trata de pura ficção.
Polarizado como se encontra o país, haverá quem diga Não vi e não gostei. Haverá quem considere a série uma Obra prima! Talvez alguns poucos dirão Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. (Eu estou vendo, e ao término posso escrever sobre isso.)
Em uma democracia há espaço para todos os gostos, e todos têm o direito de expressar a própria opinião.
O fecho da coluna de Schartsman para a Folha de S. Paulo (28 mar 2018) traz um belo ensinamento: “Vale lembrar que a democracia não tem o condão de eliminar o conflito entre diferentes tendências políticas que existem em qualquer sociedade. Ela apenas procura discipliná-lo, de modo que a disputa pelo poder se resolva por vias não violentas. Tem funcionado.”
Eis o limite: nada de violência, o que evidentemente vale para atos e palavras.