terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Fotoabstração N.62






Foto: AVianna, fev 2020, iPhone 11 Max Pro

Divagações sobre a bobice

O que pensar sobre a atitude do senhor ministro da educação que publicou twitter com vários erros de português, intencionalmente?
            Todos sabemos que ele comete tais equívocos com frequência, o que provoca imediata reação da mídia, que o chama de analfabeto. Penso que de vez em quando todos nos enganamos, nossa língua não é das mais fáceis, a cedilha, os dois esses, o zê, essas letrinhas de sons semelhantes podem confundir e criar verdadeiras arapucas: lá vem nosso escorregão. 
            O problema é a frequência com que o ministro escorrega, logo o da educação! Mau exemplo, é o mínimo que se pode dizer sobre isso.


            Bem, agora o ministro se supera. Publica twitter com erros grosseiros intencionais, um péssimo exemplo.
            A primeira suspeita que me vem à mente é que, com esta artimanha, daqui para a frente não saberemos se seus tropeços serão genuínos ou deliberados. Que safadinho!
            Outra possibilidade é que se trate de pura provocação – no que o ministro é mestre –, o que seria muito triste dada a infantilidade do gesto. Se a provocação tem a finalidade apenas de chamar a atenção, aí é birra mesmo, coisa de bebê de 1 ano de idade, ou menos. Não pega bem em se tratando de educação.
            Há uma terceira hipótese: que ele tenha sido orientado, ou obrigado mesmo, a fazê-lo, estratégia de governo, para desviar a atenção de inépcia administrativa do referido ministério. Isso é mais grave, é tática dos governos ditatoriais, que desejam manter o povo na ignorância. (O povo já está na ignorância, segundo os todos os índices sobre educação.)
            Incrível: uma quarta possibilidade: que o ministro seja apenas bobo! O Bobo da Corte.
            Meu eventual leitor poderá formular outras hipóteses para explicar o injustificável gesto, mas paro por aqui por puro nojo.
            Uma coisa é certa, a atitude do senhor ministro demonstra profundo desrespeito pela Língua Portuguesa, nosso patrimônio mais sagrado. A última frase, "que dessa forma a notícia chegue a todos", é mais que desrespeitosa, é ofensiva à gente brasileira.
      Pobre Nação Brasileira.

Hoje estou com 110 anos




Hoje estou com 110 anos.
E se vê.

Como essas árvores que
desenham um novo círculo no tronco
e seguem alteando
sou uma sequoia
arborizando poemas
e alguma sombra
para quem passar.

Hoje estou com 110 anos.
Quase inalcançável.

E voltando à gênese das coisas
posso me assentar
fora do tempo 
                        – e conversar.


                   Affonso Romano de Sant'Anna
                    A vida é um escândalo
                   Rocco, 2017

Silêncio na floresta

Meus quadros favoritos



John Fabian Carlson (1917)