sábado, 12 de fevereiro de 2022

Céu de Brasília

Fotografia


Lago Paranoá



Fevereiro de 2022

Foto: Mercêdes Fabiana


James Webb faz selfie

 

Primeira imagem enviada pelo telescópio James Webb,

mosaico com 18 pontos brancos em um fundo preto,

todos mostrando o mesmo objeto: a estrela HD 84406

da constelação Ursa Maior - AFP/Nasa


Selfie tirada pelo telescópio James Webb após ajustar

os equipamentos no espaço - AFP/Nasa

 

 

De Washington/AFP: “Telescópio James Webb avista sua primeira estrela e tira selfie” (11 fev 2022). 

“O Telescópio Espacial James Webb avistou sua primeira estrela, embora não exatamente esta noite, e até tirou uma 'selfie' para registrar o momento, anunciou a Nasa nesta sexta-feira. Essas etapas fazem parte de um processo de meses de alinhamento do enorme espelho dourado do observatório que os astrônomos esperam que ajude a desvendar os mistérios do início do universo. A primeira fotografia enviada do cosmos é mais do que impressionante. São 18 pontos brancos difusos em um fundo preto, todos mostrando o mesmo alvo: HD84406, uma estrela solitária e brilhante na constelação da Ursa Maior.”

“Os 18 pontos foram capturados pelo espelho principal em 18 segmentos individuais, e a imagem agora é a base para alinhar e focar essas peças hexagonais.

“O observatório de US$ 10 bilhões foi lançado ao espaço da Guiana Francesa em 25 de dezembro e agora está em uma órbita alinhada com a Terra ao redor do Sol, a cerca de 1,5 milhão de quilômetros do nosso planeta, em uma região do espaço chamada de segundo ponto de Lagrange.”

“O Webb começará sua missão científica neste verão, que inclui usar seus instrumentos de alta resolução para voltar no tempo 13,5 bilhões de anos até a primeira geração de galáxias que se formaram após o Big Bang.”

“A luz visível e ultravioleta emitida pelos primeiros objetos luminosos foi esticada pelo Universo em expansão, chegando hoje na forma de infravermelho, que o Webb está equipado para detectar com clareza sem precedentes.

Sua missão também inclui um estudo de planetas distantes, conhecidos como exoplanetas, para determinar sua origem, evolução e habitabilidade.”




            E há quem não acredite na Ciência!

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2022/02/telescopio-james-webb-avista-sua-primeira-estrela-e-tira-selfie-veja-fotos.shtml