terça-feira, 10 de julho de 2018

Isek Kingelez no MoMA



O artista Bodys Isek Kingelez 
em frente à sua casa, 
na cidade de Kinshasa, no Congo, em 2014
Foto: Cortesia André Magnin/Fredi Casco, Caac




Pela primeira vez, o MoMA de Nova York inaugura uma retrospectiva dedicada exclusivamente a um artista contemporâneo do continente: o escultor congolês Bodys Isek Kingelez (1948–2015).
Kingelez ficou conhecido por suas maquetes de cidades utópicas feitas de papelão, papel, plástico e outros objetos do cotidiano.



Outras fotos: AVianna, jun 2018, NY.



O futebol como ele é


Na crônica de hoje para a Folha (10 jul 2018), O futebol como ele é, João Pereira Coutinho afirma que a “Copa 2018 ensina que esse esporte precisa de caos, injustiça e muita falsidade”.
            No melhor momento do texto, Coutinho cita Simon Jenkins (segundo ele, “uma das vozes lúcidas do The Guardian”), que sugere que os pênaltis sejam abandonados. Coutinho responde:

“Sou contra. Frontalmente. Eu gosto dos pênaltis. Eu gosto da injustiça do momento. Eu gosto da dimensão trágica que desce ao gramado. Eu gosto da angústia dos jogadores, dos falhanços épicos, do choro e da ruína.
Nesses momentos, o futebol consegue atingir o patamar da grande arte. E a grande arte é sempre uma metáfora da vida — da beleza, do desastre, da imperfeição que a define.”

            Por todas essas razões, o cronista também é contra o árbitro de vídeo:

“Se essa Copa ensina alguma coisa é que a salvação do futebol não passa por “rigor”, “justiça” ou “verdade”. Precisa de caos, injustiça e muita falsidade. Como proceder? 
... abandonar o juiz de vídeo. Na vida, não podemos recuar no tempo para rever e corrigir os piores momentos. Vivemos com eles porque isso é um imperativo de caráter. O mesmo vale para o futebol.”

            São incrivelmente fortes os argumentos de Coutinho, ao considerar o futebol uma metáfora da vida. No entanto, é possível que o futebol seja apenas um jogo, com suas regras próprias, suas surpresas, alegrias e tristezas. Nós, os torcedores, nos encarregamos de fantasiar o resto...




Diálogo delicado


A mulher:
– Você está muito ignorante nesse aspecto.
Ele:
– Obrigado pelo “nesse aspecto”.

Restaurante japonês

fotominimalismo







Fotos: AVianna, jun 2018.

Dia feliz

A foto do dia


Manhã de terça-feira no Brasil e a notícia de que todos os 12 meninos e o técnico do time já estão fora da caverna na Tailândia! Um dia para toda a humanidade se orgulhar! 

Garota com flores

Meus quadros favoritos


Joaquin Sorolla