domingo, 26 de julho de 2015

Recurso


Aos 80, chantageado por um garoto de programa, disse à mulher que iria comprar cigarros. Suicidou-se na pracinha, com um tiro no coração.

Pensamento mágico

Nem mesmo em se tratando de matéria política os nossos meios de comunicação e seus respectivos jornalistas nos contam toda a verdade. Se nos revelam alguma verdade, já devemos nos dar por satisfeitos.
            Há sempre múltiplos interesses em jogo, ocultos, especialmente os financeiros. Para não perder patrocinadores, incluindo os oriundos dos cofres públicos (nosso dinheiro!), se a verdade não é completamente omitida, é escamoteada de tal forma que se torna irreconhecível aos olhos menos avisados.
            Temas considerados tabus são evitados ao máximo, com receio de afugentar leitores. Até mesmo articulistas de peso, intelectuais de valor reconhecido, preferem repetir o óbvio que agrada ao leitor que não deseja pensar, em vez de apresentarem juízo crítico construtivo sobre algum tema polêmico. Figuram entre os temas considerados tabus a morte e a vida depois da morte, as crenças e superstições de modo geral (incluindo a astrologia, presente diariamente em nossos melhores jornais), o chamado pensamento mágico, tão bem descrito por Freud em Totem e Tabu. São heranças que trazemos até hoje do homem mais primitivo.
            Quando vemos Drauzio Varella, na Folha de S. Paulo de ontem (25/7), escrever sobre o pensamento mágico, de forma clara e corajosa, damo-nos conta de como isso é raro em nossa mídia.
            Varella inicia sua crônica descrevendo a “cura” de uma senhora que mal andava, e que agora sai toda serelepe diante das câmeras, para a graça de Deus, sob aplausos da plateia e do pastor, naturalmente.
Afirma Varella:

“Feiticeiros, xamãs, videntes, santos milagreiros e charlatães de toda espécie manipulam as inseguranças humanas diante da incapacidade de moldarmos o mundo segundo nossa vontade, do medo da decadência física, do desconhecido e da contradição imposta pela morte. A ideia de que um dia fecharemos os olhos para retornar ao nada que existia antes de nascermos é insuportável para a maioria esmagadora da humanidade. Para escapar dos becos que nos parecem sem saída, nós nos agarramos ao vai dar tudo certo, ao tenha fé em Deus. O pensamento mágico ignora as evidências contrárias, ainda que estejam a um palmo de nós; nossos desejos serão realizados por um toque da varinha de condão.”

            E Varella complementa:

“O pensamento mágico está por trás das poções que tanta gente ingere com o propósito de manter boa saúde e curar males que vão do resfriado ao mal de Alzheimer. São chás de todos os tipos, vitaminas compradas a preço de ouro e uma variedade de receitas tão diversificadas quanto a imaginação humana consegue criar. Muitas delas prescritas por profissionais que receberam o diploma de médico.”

            A expressão pensamento mágico é utilizada para descrever a crença segundo a qual certos pensamentos, por si mesmos, acarretariam a realização de desejos; mais que isso, funcionariam como preventivos para acontecimentos funestos ou desagradáveis. Este tipo de pensamento é típico da infância, e nos adultos sugerem, no mínimo, um sintoma de imaturidade. O que facilita a exploração dos incautos pelos espertalhões...
Freud, no magistral Totem e Tabu (1913), estuda a origem e a importância do pensamento mágico no desenvolvimento psíquico da humanidade, e demonstra que grande parte desta forma de pensamento persiste na vida moderna, sob diversas formas, algumas delas abordadas por Drauzio Varella em sua crônica.
E nosso corajoso articulista conclui:

“A única saída para formarmos gerações de mulheres e homens menos crédulos é ensinar ciência e os princípios básicos do pensamento científico já na escola primária.”

            Suponho que este também fosse o desejo de Galileu Galilei (1564-1642). Este tempo chegará?