quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Abdulrazak Gurnah Nobel de Literatura

 


Abdulrazak Gurnah, da Tanzânia, Nobel de Literatura 
de 2021 / Foto Divulgação

 

O romancista Abdulrazak Gurnah venceu o prêmio Nobel de Literatura deste ano, o maior reconhecimento mundial a um escritor vivo. Reportagem de Walter Porto para a Folha de S.Paulo (7.out.2021). 

       “Nascido na ilha de Zanzibar e radicado no Reino Unido, Gurnah se tornou rapidamente um expoente da literatura pós-colonial, com os olhos voltados à África Oriental. É o primeiro autor da Tanzânia a ganhar o prêmio, e o segundo autor negro africano depois de Wole Soyinka, da Nigéria.”

“O comitê do Nobel justificou a escolha do escritor de 73 anos "por sua rigorosa e compassiva investigação sobre os efeitos do colonialismo e os destinos dos refugiados na lacuna entre culturas e continentes".

"Os personagens itinerantes de Gurnah, na Inglaterra ou no continente africano, se encontram entre a vida deixada para trás e a vida que vem adiante", disse o porta-voz da Academia Sueca. "Enfrentando o racismo e o preconceito, mas também se impelindo a silenciar a verdade ou reinventar suas biografias para evitar conflito com a realidade."

“O escritor se mudou para o Reino Unido aos 18 anos, depois que um conflito armado estourou em Zanzibar em meio à perseguição estatal à minoria árabe a que ele pertence.”

Nenhum dos livros do autor, escritos em inglês com traços de suaíli, árabe e hindi, foi traduzido no Brasil. 

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2021/10/abdulrazak-gurnah-da-tanzania-vence-o-nobel-de-literatura-de-2021.shtml

 

Meu gato chamado Sansão

 


Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

 

Reportagem de Lívia Marra, para a Folha de S.Paulo (7 out 2021):


            “O Congresso Nacional recebeu, na noite desta quarta-feira (6), uma projeção em comemoração ao primeiro ano da Lei 14.064/20, conhecida como Lei Sansão, que elevou a pena para quem maltratar cães e gatos.

            Foram exibidas frases relativas à data e para lembrar que maus-tratos agora podem levar à prisão. A ação foi compartilhada em rede social pelo deputado Fred Costa (Patriota-MG), autor da lei.

 

            LEI SANSÃO: Sancionada em 29 de setembro de 2020 e publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte, a lei 14.064 altera a lei 9.605/1998 ao criar item específico para cães e gatos e foi comemorada por defensores da causa animal. A pena prevista em caso de condenação, antes de três meses a um ano de detenção, passou a ser de dois a cinco anos de prisão. A lei prevê ainda multa e perda da guarda do animal.

         Ficou conhecida como lei Sansão, em homenagem ao pit bull que teve duas patas decepadas em Minas.”

 

            Com seis anos de idade, tive um gato chamado Sansão! Certo dia minha mãe deu sumiço nele, porque eu sofria de asma e ela associava o ronronar de Sansão com minha dispneia. Aquilorepresentou uma violência para mim. Hoje, Sansão está vingado!

 

 

https://bompracachorro.blogfolha.uol.com.br/2021/10/06/projecao-no-congresso-lembra-um-ano-da-lei-sansao-contra-maus-tratos-a-animais/