sexta-feira, 11 de junho de 2021

Símbolo


Ele trazia no pescoço uma cruz de madeira. Pensava que ela talvez sugerisse humildade.


São Roberto Belarmino, padroeiro dos negacionistas

 


Roberto Belarmino (Roberto Francesco Romolo Bellarmino), cardeal jesuíta italiano, foi uma das mais importantes figuras da Contra-Reforma; por suas obras, foi canonizado em 1930 e proclamado Doutor da Igreja. 

Belarmino nasceu em Montepulciano, filho dos nobres empobrecidos Vincenzo Bellarmino e Cinzia Cervini, que era irmã do Papa Marcelo II. Tornou-se noviço em 1560, mas foi em Pádua que Belarmino iniciou seu sistemático estudo de Teologia.

Clemente VIII tinha grande confiança em Belarmino e fez dele reitor do Colégio Romano em 1592, examinador de bispos em 1598 e cardeal no ano seguinte. Logo depois, Clemente fê-lo cardeal-inquisidor e foi nesta função que Belarmino serviu como um dos juízes de Giordano Bruno, concordando com a decisão de queimá-lo na estaca como herético

Em 1616, por ordem de Paulo V, Belarmino convocou Galileu Galilei, notificou-o sobre um vindouro decreto da Congregação do Index condenando a doutrina de Nicolau Copérnico de que a Terra se movia e que o sol era imóvel, ordenando-o que a esquecesse. Os arquivos do Vaticano preservam uma cópia não assinada de uma injunção formal muito mais dura que teria sido entregue a Galileu logo após a admoestação de Belarmino ordenando-o a "não manter, ensinar ou defender" a doutrina condenada"de forma nenhuma, seja oralmente ou por escrito" e ameaçando-o com a prisão se ele se recusasse a obedecer. Galileu obedeceu. 

Certa feita Belarmino escreveu ao heliocentrista Paolo Antonio Foscarini:

 

“Eu diria que, se existisse uma verdadeira demonstração de que o sol está no centro do mundo e que a terra está no terceiro céu e que o sol não circunda a terra, mas é a terra que circunda o sol, então teríamos que proceder com grande cuidado ao explicar as Escrituras que parecem dizer o contrário afirmando ao invés disso que nós não as entendemos e não que o que elas demonstram é falso. Mas eu não acreditarei que existe uma demonstração assim até que uma me seja apresentada.”

 

Já idoso, Belarmino foi nomeado bispo de Montepulciano, depois do que ele se aposentou no Colégio Jesuíta de Santo André, em Roma, onde morreu em 17 de setembro de 1621, aos setenta e oito anos. 

 

Aceitei a sugestão do meu amigo Dr. Leopoldo dos Santos Neto, médico e professor cultíssimo, estudioso da Vida dos Santos, que declarou São Roberto Belarmino o padroeiro dos negacionistas! Perfeita sugestão pela façanha: o homem queimou Giordano Bruno e calou Galileu!

 

 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Belarmino

 

 

Menosprezo

Política sem palavras 



Paula brilha outra vez

A foto do dia 


Paula Vianna, Búzios - RJ


Mais fotos em www.paulaviannaphoto.com