terça-feira, 21 de outubro de 2014

Palazzo Davanzati


          Situado na Via di Porta Rossa, em Florença, o Palazzo Davanzati, hoje transformado em museu, constitui-se num ótimo exemplo de arquitetura residencial florentina do século XIV. Foi construído pela família Davizzi, entre 1333 e 1349, composta de ricos comerciantes. Em 1516 foi vendido à família Bartolini, e em 1578 à Bernardo Davanzati, também um rico comerciante. Foi ele quem mandou construir o terraço com loggia acima do terceiro andar, no lugar dos merlões e ameias característicos da época. Na fachada, até hoje está presente o brasão dos Davanzzati.




          No primeiro andar está o grande salão, iluminado por cinco grandes janelas, onde eram recebidos os convidados mais importantes, para banquetes e celebrações.




          Outros aposentos ainda mostram a rica decoração das paredes, com afrescos magníficos, e do teto.



            O quarto de casal, com o leito esculpido de forma impressionantemente bela.




            O pequeno berço foi a única evidência que encontramos da presença de crianças na casa.




          O pátio interno do palácio, no centro da edificação, é estrutura arquitetônica fundamental para a circulação de pessoas e arejamento do prédio.

            O viajante que pretende visitar Florença, dentre as tantas manifestações de arte que lá há de encontrar, não pode deixar de conhecer o Palazzo Davanzati.

Fotos: A.Vianna, set. 2014.