sábado, 24 de outubro de 2015

Outros haicais de Alice Ruiz


Em seu novo livro, Outro silêncio: haikais (Boa Companhia, 2015), Alice Ruiz S prossegue na exitosa divulgação deste tipo de poesia, que segundo a própria autora, tem aceitação cada vez maior em nosso país.
            Na apresentação do livro, ao referir-se à filosofia do haicai (prefiro esta grafia à da autora), Alice afirma:

“Basicamente se descreve uma cena observada na natureza. Essa cena é tão rica de significados que, em alguns casos, ela pode nos oferecer um bom haikai mesmo que o espírito não tenha se depurado para recebê-lo. Mas, nesse caso, podemos deixá-lo escapar, e é por isso que precisamos nos aprimorar para virar bons instrumentos de fazer haikai.”

            A ideia da autora é interessante e bastante original se aplicada à poesia. W. R. Bion (1897 – 1979) afirmou que os pensamentos existem previamente, e permanecem à espera de alguém que os pense. Em outras palavras, podemos supor que os haicais estão prontos na natureza. Se nosso aparelho de pensar – que ela chama de “instrumento de fazer haicai” – está habilitado para captá-los, então eles podem ser registrados no papel. É mais uma questão de educar o espírito.
            Prossegue Alice:

“É assim que se sentem aqueles que veem o haikai como uma das várias práticas zen. Não o zen que virou moda. Ouve-se falar aleatoriamente de estilo zen, penteado zen, decoração zen e uma série de outras “banalidades” zen. Esse é apenas um truque do sistema para neutralizá-lo, pois percebeu o quanto ele pode ser subversivo, na medida em que nos torna livres do “eu” – ou “ego”, se preferirem – e de seus desejos.”

            A grande maioria das composições do livro não obedece à métrica tradicional do haicai observada no Brasil, com 5 – 7 – 5 sílabas em cada um dos três versos. O que é indispensável para a autora, além dos três únicos versos, é que o haicai tenha haimi, “palavra de difícil tradução mas que se convencionou verter para “sabor de haikai”. Para percebê-lo, é preciso que o haijin e o leitor estejam em perfeito silêncio interior.”

            E conclui Alice Ruiz S, de forma poética:

“Talvez a poesia de qualquer parte do mundo seja, apenas, outro silêncio.”

            Eis alguns haicais do livro, todos sem título, como manda a tradição japonesa.

silêncio na mata
a mariposa pousa na flor
outro silêncio



coquinho maduro
volta a ser verde
cacho de maritacas



pé da serra
na barra da calça
respingos de barro



folha seca
voa de volta ao galho
pé de vento


Em suma, Alice recomenda a todos nos a prática do haicai. Em silêncio!