Uma única
escultura de Michelangelo Buonarroti (1475-1564) deixou a Itália durante toda a
vida do artista, a denominada Madona de Bruges. A família de comerciantes
Giovanni e Alessandro Moscheroni comprou o mármore, originalmente destinado a
alguma igreja italiana, por 4000 florins. Este acontecimento ilustra bem o
poderio econômico de Bruges no início do século XVI, como próspero centro
comercial da Europa.
Dois
aspectos da escultura realizada entre 1501 e 1504 chamam nossa atenção de
imediato, e intrigam os estudiosos de Arte. Maria olha para baixo, seu olhar sério,
reflexivo, não se dirige ao filho, como em tantas outras esculturas e pinturas
do gênero. E o menino, já bem desenvolvido, crescidinho e forte, parece querer
descer do colo da mãe e caminhar. As ilações daí decorrentes ficam por conta do
viajante...
A obra prima
repousa hoje na Igreja de Nossa Senhora, em Bruges.
Fotos: A.Vianna, Bruges, 2013.