terça-feira, 3 de outubro de 2017

Litogravura e vitrais de Chagall em Jerusalém


           Este blogueiro foi presenteado com esta belíssima litogravura de autoria de Marc Chagall. O tema foi utilizado para compor os vitrais da sinagoga do Hadassah Medical Center, em Jerusalém.




Marc Chagall, em 1959, recebe encomenda especial, a de desenhar os vitrais da sinagoga do Hadassah Medical Center, em Jerusalém, cada um deles representando uma das doze tribos de Israel. A antiga tradição judaica proíbe o uso de imagens humanas; assim Chagall precisou utilizar-se de símbolos para retratar o caráter de cada tribo. A luz que passa pelos vitrais provoca uma explosão de cores, o que inevitavelmente emociona o expectador.
O próprio site do Hadassah Medical Center assim descreve esta incrível obra de arte:



 "Os pisos de pedra e as paredes da Sinagoga de Jerusalém absorvem essa beleza e a refletem. Simplesmente por estar  dentro do quadrado simples que forma o pedestal para as janelas, olhando para a imagens vívidas, os símbolos  judaicos, os números flutuantes de animais, peixes e flores, até mesmo o espectador mais casual é oprimido por seu  poder e presença.
  Cada painel é um microcosmo do mundo de Chagall, real e imaginário; de seu amor por seu povo, o seu profundo  sentimento de identificação com a história judaica, a sua vida no início do Shtetl russo.
 "Todo o tempo em que eu estava trabalhando, eu senti a minha mãe e meu pai olhando por cima do meu ombro, e  atrás deles haviam judeus, milhões de outros judeus desaparecidos - de ontem e de mil anos atrás", disse Chagall.
  A Bíblia era a sua principal fonte de inspiração, em particular as bênçãos de Jacó sobre seus doze filhos e bênçãos de  Moisés sobre as doze tribos. Cada janela é dominado por uma cor específica e contém uma citação das bênçãos  individuais.
  Chagall e seu assistente, Charles Marq, trabalharam no projeto por dois anos, durante os quais Marq desenvolveu um  processo especial para aplicar a cor ao vidro. Isto permitiu Chagall usar até três cores em um único painel, em vez de  ser confinado à técnica tradicional de separar cada painel pintado por uma tira de chumbo.
 A sinagoga foi dedicada na presença do artista em 06 de fevereiro de 1962, como parte da Celebração do Aniversário  de Ouro do Hadassah."

            Marc Chagall (1887-1985) nasceu em Vitebsk, Rússia, estudou em São Petersburgo e depois em Paris, tendo a França como sua pátria adotiva.

O leitor pode ver as imagens dos 12 vitrais que representam as 12 tribos de Israel no site abaixo: