domingo, 8 de dezembro de 2019

Vô, o que é pintura rupestre?

Histórias que o Vô contava


Gabriela, minha netinha, gosta da escola, curiosa que só. Aprende muitas coisas, mas também traz para casa um caminhão de perguntas, algumas bem difíceis de responder.
– Vô, o que é pintura rupestre? O que é rupestre?
Pensei por alguns segundos e disse:
– Gabriela, tenho duas respostas para essa pergunta. A primeira é o que os professores ensinam, e é meio sem graça. A segunda é uma história bem interessante, mas não estou certo de que é verdadeira. Qual das duas você prefere?
– A segunda interessante.
Então vamos lá. Há muito tempo atrás, no tempo em que os homens viviam nas cavernas e acreditavam no deus-sol, na deusa-lua, no deus-trovão, no deus-relâmpago e em muitos outros deuses, eles faziam pinturas nas paredes de cavernas, de rochedos, de paredões de pedra. Muitas dessas pintura podem ser vistas ainda hoje, inclusive no Brasil. Receberam o nome de Pinturas Rupestres.
Por que rupestre?, você pergunta. Agora vem o melhor da história! Quando os homens, mulheres e crianças viviam nas cavernas e começava a chover, com raios e trovões, para se distraírem e espantar o medo eles faziam pinturas nas paredes. Uma delas, muito comum, é praticada até hoje pelas crianças na escola, pintar a forma da mão.
– Já sei, a gente passa tinta na mão e bota no papel, igual um carimbo.
Isso mesmo, Gabriela, um carimbo. Mas eles desenhavam também animais, bois, cavalos, grandes elefantes, e muitas outras coisas interessantes. Vamos ver algumas delas:






Anos mais tarde, morava em uma dessas cavernas um urso enorme, gigante mesmo, e que assustava muito os homens de aldeias próximas e que já não viviam em cavernas. Só o urso vivia lá, e como era enorme, recebeu o nome de Ruper, que na língua dos romanos, o latim, significava rochedo. Os homens daquela época acreditavam que era Ruper quem fazia os desenhos nas cavernas, que Ruper era um urso mágico e inteligente e pintor.
Daí então aos pinturas passaram a ser chamadas de rupestres, por causa do urso Ruper.
– Vô, e a resposta chata?
Os professores ensinam que a palavra rupestre vem do latim rupes, que quer dizer rochedo, encosta, paredão. Existem muitas cavernas com desenhos na França; então os franceses passaram a chamar essas de pinturas rupestres, a mesma palavra que usamos em nossa língua, o português.
– De qual explicação você mais gostou, Gabriela?
– Do urso Ruper, é claro né vô!