segunda-feira, 17 de abril de 2017

...chiiiii!

Política sem palavras


Foto: Dida Sampaio / Estadão

Verde e rosa

Fotografia


Verde e rosa

Duas cores que contam uma história. Mas na fotografia, o que dá vida é a mulher sentada.

Foto: Com Domínio Filmes / Formiga Produções Culturais


... e agora?

Política sem palavras



Camus e o samba



A Folha traz hoje curiosa reportagem publicada por Fernando Tadeu Moraes, com o título “Filósofo Albert Camus escreveu sobre o samba após visita ao Brasil em 1949”.
Ao visitar o Brasil naquele ano, como embaixador cultural da França, Albert Camus conheceu o samba, fazendo registros interessantes em seu diário de viagem:
"Depois do jantar, Kaïmi [Dorival Caymmi], um negro que compõe e escreve todos os sambas que o país canta, vem cantar com o seu violão. São as canções mais tristes e mais comoventes. O mar e o amor, a saudade da Bahia. Pouco a pouco, todos cantam e vê-se um negro, um deputado, um professor da Faculdade e um tabelião cantarem esses sambas em coro, com uma graça muito natural. Totalmente seduzido".
Visitou ainda uma gafieira carioca, levado pelo escritor Abdias do Nascimento:
"Noitada decepcionante", "penso no clima". "Danço um samba mole, bato os flancos para despertar em mim apetites, e me dou conta, de repente, de que me entedio. Táxi. E volto para casa."
            E o filósofo conclui:
"País em que as estações se confundem umas com as outras; onde a vegetação inextrincável torna-se disforme; onde os sangues misturam-se a tal ponto que a alma perdeu seus limites. (...) é o país da indiferença e da exaltação. Não adianta o arranha-céu, ele ainda não conseguiu vencer o espírito da floresta, a imensidão, a melancolia. São os sambas, os verdadeiros, que exprimem melhor o que quero dizer".
Alguns aspectos destas últimas afirmações talvez permaneçam verdadeiras até hoje.