quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Luisa Dörr só usa o Iphone


Luisa Dörr fotografa a embaixadora americana nas Nações Unidas, Nikky Haley, com um Iphone 7 Plus (Reprodução/Instagram)


Com o surpreendente título A fotógrafa brasileira que levou um iPhone à capa da ‘Time’, a reportagem de María Martín para El País (17 SET 2017) revela que a gaúcha Luisa Dörr retratou as mulheres mais influentes dos Estados Unidos com um celular.
Quando as mulheres que seriam retratadas viam chegar Luisa Dörr, perguntavam-se: “Mas onde está a câmera?” E a gaúcha carregava apenas um iPhone.
A ideia da revista Time era a de retratar as 46 mulheres norte-americanas mais importantes. Afirma Martín: “Mulheres acostumadas a grandes câmeras, lentes, flashes, produtores, maquiadores, uma tropa de assessores e cenários e que, desta vez, seriam submetidas à praticidade e ao silencioso clique de um celular, como qualquer simples mortal.”
Dörr ficou conhecida por seu trabalho no Instagram, com cerca de 66.000 seguidores. “A foto de Maysa ganhou fama, uma jovem negra da periferia de São Paulo cuja trajetória Dörr segue desde 2014, quando a menina, então com 11 anos, concorreu e ganhou uma espécie de Miss São Paulo, mas apenas para jovens negras.
Os retratos começaram com um iPhone 5s, mas a maioria foi tirada com um iPhone 7plus.
“Fotografar com um iPhone não significa que seja mais fácil. É preciso pensar na foto da mesma maneira, pensar na composição e trabalhar com a luz disponível. Luz natural, qualquer que seja”, alerta Dörr para responder à pergunta se seu trabalho pode ser considerado menos profissional que o executado com uma câmera. “Este projeto vai além do uso do telefone. O celular foi escolhido pela estética, mas a ideia e a criatividade de cada foto não são pensadas pelo iPhone, eu as penso.”
E agora, o que faço com minha Nikon D7200 equipada com lente AF-S Nikkor 18-300mm ED DX VR ?


Em tempo, no link abaixo é possível ver algumas das fotos de Dörr, inclusive a de Maysa, espetacular!