terça-feira, 9 de abril de 2019

Peixe-lâmina

fotominimalismo



Assim descreve a fotógrafa, Paula Vianna, esta belíssima imagem: 

             “Esses pequenos peixes-lâmina pareciam folhas boiando. Eles são bem difíceis de ver (e fotografar), mas eu tinha um ótimo guia, o que é essencial se você é novato em muck dive, como eu.” 

Prioridades


Alguns resultados da interessante pesquisa do Datafolha “Nós e as desigualdades”, feita em parceria com a ONG Oxfam Brasil.
Foram entrevistadas 2.086 pessoas para medir a percepção sobre a desigualdade no país. 

Os entrevistados tiveram de elencar também, em ordem de importância, 8 aspectos pré-definidos que levariam a uma melhoria de vida. Os resultados estão no quadro abaixo.



A religião vem à frente da educação, o que explica vários aspectos da vida nacional atual, incluindo a política. E terceiro lugar, saúde. Se somarmos os itens relacionados ao dinheiro (4o, 5o, 6o   7itens), chegamos a 30%, de fato a prioridade entre os entrevistados; comer é preciso. Cultura e lazer não constituem prioridade, o que também explica a deseducação geral da população. 
Os resultados falam por si. Enquanto a Educação não for a prioridade máxima não haverá solução, (quase) todos sabemos disso. 
Penso que a religião, quando assume caráter fundamentalista (como aquela que nega a evolução das espécies e prega o criacionismo), torna-se um obstáculo para a educação plena do indivíduo.
Interessante pesquisa, e triste.  







Rio Mississippi

A foto do dia


Vista parcial do Rio Mississippi
em Nova Orleães

Foto: Cecília Vianna, abr 2019.