sexta-feira, 3 de setembro de 2021

Francis Bacon

“A leitura traz ao homem plenitude; o discurso, segurança; e a escrita, precisão.”

 

                                   Francis Bacon

                                   No Blog do Moisés


O melhor blog da América Latina (segundo o próprio).

https://moisestitolf.blogspot.com/2021/09/francis-bacon-1561-1627.html

Gírias passam





...

– oi, tudo bem?

– tudo azul!

– o quê? tudo azul?

– isso mesmo.

– não conheço...

– tudo bem, joia, tranquilo, legal, ótimo, bacana.

– ah!

– as gírias entram e saem de moda; na minha infância se dizia tudo azul.

– hoje se usa o polegar para cima, no face, no twitter etc.

– eu sei.

...


Saudade

 Galeria de Família


O pior da pandemia
é a saudade da Gabriela.

Os dois significados de Saltimbanco

 


Família de saltimbancos, de Pablo Picasso


 

Curiosa a palavra saltimbanco. Segundo o Oxford Languages, ela tem dois significados bem distintos, correlatos porém distintos, e portanto se aplicam a diferentes circunstâncias.


1. integrante de um elenco de artistas populares itinerantes, que se exibem em circos, feiras e praças públicas do interior; pelotiqueiro.

 

2. indivíduo que exibe suas habilidades nas feiras ou na via pública, vendendo elixires reputados milagrosos, seduzindo o público com discursos e trejeitos espalhafatosos; farsante, charlatão.

 

Etimologia: do italiano “saltare in banco”, “pular sobre um banco”, o que muitos artistas de feira faziam em suas apresentações.

 

O primeiro significado nos remete à pintura acima, de Pablo Picasso. A Família de saltimbancos, do pintor espanhol, data de 1905 e é considerada uma obra prima; encontra-se exposta na National Gallery of Art, em Washington. Marca a transição entre as fases azul e rosa, anteriores ao cubismo. Suas telas adquirem um tom mais delicado, com predominância das cores rosa e vermelho; o artista costumava pintar figuras em pequenos grupos de saltimbancos, arlequins e bobos da corte. 

O ambiente parece triste e de introspecção, provavelmente inspirado no Circo Médrano localizado próximo a casa de Picasso, no bairro boêmio de Monmartre, em Paris. Chama atenção a imagem dos saltimbancos, comumente associados à alegria, e o deserto duro e desolado ao fundo. 

As figuras se mostram isoladas umas das outras, as bocas sem expressão, olham em diferentes direções, em aparente ausência de sentido. “A obra de Picasso, no entanto, concretiza o retrato dos apátridas, pessoas sem local. Esta questão liga-se ao silêncio estudado na obra de Hannah Arendt; segundo a filósofa alemã, não há situação mais degradante para o homem do que a perda irremediável de um lugar no mundo.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/La_famille_de_saltimbanques)

A mulher à direita, de frente para o observador e apartada do grupo, está bem vestida e usa um chapéu enfeitado com flores. É mais um enigma nessa obra, que evoca sensação de mistério e desperta variadas interpretações.

 

            O segundo significado de saltimbanco sugere a existência de um farsante, de um charlatão. Sobram, no atual quadro político do país, figuras que bem se adaptam à denominação de saltimbancos – um verdadeiro e triste grupo de saltimbancos!