segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como é mesmo o nome...?


Hoje, quando não me lembro do nome de um filme que assisti, de um determinado artista, de um certo livro do qual gostei muito, ou seu autor, respondo logo, Isso não é defeito ou caduquice, é o hard disk que está muito cheio e, portanto, rodando mais lento. Há que se ter paciência e esperar.
            Quando a notícia nos é conveniente, a tendência é que seja aceita facilmente como verdade. É o caso da recente descoberta de cientistas alemães, sobre a dificuldade dos idosos para se lembrarem de determinados fatos. Dizem os pesquisadores, que utilizaram interessantíssimo modelo com computadores reproduzindo a memória de jovens e velhos, que os idosos demoram mais tempo para se lembrarem, não porque sejam portadores de esclerose ou Mal de Alzheimer, mas porque o “disco rígido” está muito cheio.
Os idosos acumularam muita informação ao longo de toda a vida, e ter acesso a elas é naturalmente um pouco mais demorado. Para o jovem que só conhece música sertaneja e nunca leu um livro sequer, fica muito mais fácil...
E que isso sirva de alerta para aqueles que memorizam até placa de automóvel, números de telefone, endereços, CPFs, IDs e outras inutilidades mais.
Cuide bem de seu banco de dados!
Talvez Arthur Schopenhauer desconfiasse disso, pois dizia que é melhor não ler nada do que ler porcaria, não necessariamente com estas palavras... Portanto, cuidado! senhores leitores de Paulo Coelho e congêneres, pois autoajuda serve apenas para locupletar o bolso dos autores e entupir os neurônios dos desavisados consumidores.
Além do filósofo, lembrei-me também de Borges e seu belíssimo conto Fumes, o memorioso. Fumes lembrava-se de absolutamente tudo: das folhas das árvores balançando ao vento, da espuma das ondas quebrando nas praias, bastava olhar para o céu para saber das horas, tudo o que havia visto e vivido ele recordava, até que sua cabeça explodiu, também não com estas palavras tão pobres...
Mas os idosos merecem receber um outro tipo de alerta. O perigo reside no fato de que não se pode esperar o resto que nos sobra de vida por uma lembrança. Porque esta lembrança pode não vir. Porque se apagou.
Complicada esta tal de memória! Talvez seja melhor aprender a lidar com a velhice.

O silêncio ao redor


Além da característica já conhecida do leitor, – Alfredo precisa encontrar resposta para tudo nesta vida –, ele tem a mania de elaborar teorias. O tema não importa, varia desde os mais simples, como a origem das marés, até os mais complexos, O que havia antes do Big Bang? pergunta ele, com uma teoria já na ponta da língua.
Desde já fica evidente que ambos os aspectos, aquele de precisar de explicações para todo e qualquer fenômeno da natureza, e este de estabelecer teorias para tudo, são complementares, porém não são necessariamente idênticos. Alfredo, a partir de uma observação simples, põe-se a estabelecer sua teoria, sem mesmo perguntar o porquê, ou para quê: ele já sabe! E, portanto, trata-se da Verdade.
            Para tristeza de Matilde, sua mulher, às vezes as teorias passam para o lado prático da vida, e afetam a vida familiar, a relação com os amigos, vizinhos, colegas de trabalho, a própria Matilde. É o que aconteceu com o desenvolvimento da teoria sobre O Número Ideal De Pessoas À Mesa, em uma refeição oferecida a convidados.
            Matilde, professora de ensino fundamental, gostaria de convidar alguns colegas para um jantar de confraternização, e ao mesmo tempo exibir seus dotes culinários, que não eram poucos. O cardápio estava pronto: a entrada, terrine de coelho; prato principal, confit de canard com arroz basmati; tudo regado a um bom tinto espanhol; de sobremesa, sua imbatível torta de maçãs com vinho do Porto. Café expresso e licor de uísque fechavam o jantar. Consultou Alfredo.
            – Quero chamar Marina, Déia, Lea, Pedro, Rodrigo e Humberto; o que você acha, Alfredo?
            – Matilde, nem pensar.
            – Por que não?
            – Seus convidados, mais os donos da casa, ao todo serão oito pessoas. Não se pode conversar com oito pessoas em torno de uma mesa!
Não pense o leitor que nosso homem seja avesso ao convívio social. Ao contrário, ele gosta de conversar. Gosta mesmo é de ser ouvido, embora não seja de todo um mau ouvinte. Daí a teoria, O número ideal de pessoas à mesa de um jantar digno deste nome é de três pessoas, não mais, decretou Alfredo.
– Três?! espantou-se Matilde.
– Sim, três. Enquanto uma fala, há suficiente silêncio ao redor para que as outras duas ouçam, pensem sobre o que está sendo dito, e então possam opinar, em concordância ou não. Sabe o que significa SILÊNCIO AO REDOR, minha cara Matilde?
Matilde nunca havia ouvido aquela expressão, mas conhecia bem o marido.
– Você acaba de criar o conceito, não é, Alfredo?
– De fato, acabo de concebê-lo, nem eu mesmo havia pensado nele até agora, mas me parece que expressa uma grande verdade. O ruído interfere na transmissão das ideias. Dependendo dos convidados, Matilde, admito quatro pessoas à mesa, dois casais: nós dois e mais dois; é o máximo tolerável. Mais gente do que isso é povaréu dentro de casa, e povaréu não conversa, grita! Vira balbúrdia, sarabulho, barafunda, choldraboldra, sarafusco, bafafá, auê, o diabo a quatro.
Matilde não se conformou. Convidar dois colegas e deixar quatro de fora, era melhor não convidar ninguém. Porém, Alfredo ainda não havia terminado com seu rol de argumentos.
– Isso sem falar na quantidade de comida sobre a mesa, um absurdo de desperdício, uma sujeirada, a toalha toda lambuzada. Depois da segunda garrafa de vinho, ninguém mais fala coisa-com-coisa, o tom das vozes começa a subir e a verdade passa a ficar com aquele que fala mais alto, mesmo que ninguém o escute. Um horror! Não há mais um pingo de silêncio ao redor, apenas ruído e restos, isso mesmo, restos: de palavras, frases, ideias, restos de comida nos pratos e de vinho nos copos.
Depois de um instante de confusão e ódio, o olhar de Matilde iluminou-se, ela acabava de ter um daqueles insights capazes de reverter toda uma situação desfavorável.
– Alfredo, É Isso Mesmo! Sua Teoria Me Parece Perfeita.
– Então você desiste dos seis convidados!
– Não, vou chamar mais dois colegas. Seremos dez pessoas a vomitar merda durante todo o jantar, a esvaziar o pote cheio de bosta que carregamos durante toda a semana, de modo que, o que sobrar, o “resto” como você chama, talvez possa ser aproveitado, e o pote pronto para ser preenchido com algo melhor. No dia seguinte Francisca lava a louça, lava a toalha, passa pano no chão, a vida continua.
O fato de Matilde “concordar” com a teoria de Alfredo, valorizando-a, expandindo-a até, emprestando-lhe significados novos que nem ele havia descoberto ainda, deixou-o completamente atordoado.
– Bem, se você concorda comigo, seja feita a sua vontade...

Pombas da Paz sofrem ataque!

A foto do dia.



Há quem pense na eterna luta entre o Bem e o Mal...

Foto: http://noticias.terra.com.br/mundo/europa/pomba-da-paz-libertada-pelo-papa-e-atacada-por-gaivota-veja-sequencia,f1594c5f71fc3410VgnVCM10000098cceb0aRCRD.html