quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Banco Bandeirante


               Quando um objeto puramente utilitário torna-se uma obra de arte? Pergunta de difícil resposta, mas que oferece múltiplas possibilidades.
            Das primeiras vezes que isso ocorreu, se não a primeira, Marcel Duchamp (1887-1968) foi o responsável, com seu famoso mictório, a que deu o título de Fonte (1917). Penso que nem mesmo ele poderia ter avaliado, no momento daquela “criação”, a que denominou readymade, a repercussão do gesto na História da Arte. Nesse caso, a ideia era mesmo esta, tornar aquele objeto uma obra de arte – de um certo tipo de arte –, segundo as tendências da época, antes de tudo contestadoras das opiniões vigentes. Estava fundado o Dadaismo.



            Quando um índio brasileiro esculpe em madeira um banco como o mostrado na foto, exposto no Museu da Casa Brasileira, SP, assim que ele fica pronto, em função de sua forma e adornamento, identifica-se ali uma obra de arte. E isso pode ocorrer com um sem número de objetos. São apropriados para o uso quase sempre doméstico, porém criados indiscutivelmente de forma artística.


           Uma terceira possibilidade, a que motivou a presente crônica, é a construção de um objeto com fins estritamente utilitários, sem qualquer preocupação artística. Depois de pronto – às vezes muito tempo depois –, alguém presta atenção nele, observa cuidadosamente sua forma, a engenhosidade criativa, a inteligência com que foi elaborado, e resolve expô-lo, depois de limpo e envernizado, em um museu. Então, ao lado de outros objetos considerados artísticos, ele ganha foro de arte.



            Foi o que aconteceu com o Banco Bandeirante, pertencente à Coleção Museu da Casa Brasileira, cujo catálogo assim descreve nosso objeto de estudo:

“Banco Bandeirante, século 19, doação de Alfredo Mesquita. Entalhado em madeira maciça, este banco em X apresenta inteligente sistema estrutural sem qualquer emenda aparente, denotando leveza, flexibilidade e resistência. O nome vem de suas qualidades ideais para uso em viagens de longas distâncias, como faziam os bandeirantes.”




            E não é mesmo uma lindeza o banquinho?


Fotos: Catálogo da Coleção Museu da Casa Brasileira, São Paulo, 2007.
Foto da Fonte (Duchamp): http://www.tate.org.uk/art/artworks/duchamp-fountain-t07573

Salve-se quem puder!



1.     Uma pessoa é assassinada a cada 10 minutos no Brasil.

2.     Em Alagoas são 64,7 vítimas por 100.000 habitantes.

3.     Uma pessoa é estuprada no Brasil a cada 4 minutos.

4.     Eurico Miranda vence eleição e voltará a presidir o Vasco.

5.     Governo propõe mudança na lei para zerar déficit fiscal.

6.     Alunas denunciam estupros em festas da Medicina da USP.

7.     Rachel Sheherazade é a mais nova contratada da Jovem Pan.

8.     São Paulo tem a pior qualidade do ar em 7 anos.

9.     Ainda tem gente que acredita em horóscopo.

10.  Universitários compram monografia por R$ 5.000,00.

... e ainda nem chegamos no Maluf...