sábado, 18 de dezembro de 2021

Demenciação

 

Quando o conceituado Dicionário inFormal aceitou a palavra Demenciação, por sugestão dele próprio, pensou que não estava tão demente assim; ou não.

A palavra Demenciação

 

Em setembro do ano passado este blog inaugurou o marcador Diário da Demenciação, com postagem que leva o mesmo nome. (https://loucoporcachorros.blogspot.com/2020/09/diario-da-demenciacao.html#comment-form)

            Desde então foram publicados mais cinco textos sobre o tema. Foi então que o autor, por curiosidade, amor às palavras, ou falta do que fazer, resolveu consultar o dicionário sobre o exato significado da palavra ‘demenciação’. Para sua surpresa, consulta após consulta, nos mais diferentes dicionários, físicos e virtuais, a palavra não foi encontrada.

            Encontra-se em todos eles a palavra ‘dementação’: s.f. ato ou efeito de dementar ou dementar-se; enlouquecimento, demência. (https://www.meudicionario.org/dementação)

            O Houaiss registra ‘dementação’: s.f. ato ou efeito de dementar. Nada de ‘demenciação’. A fotografia do dicionário físico comprova tal afirmação.

            



            O próprio VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, registra apenas a forma ‘dementação’. (https://www.academia.org.br/nossa-lingua/busca-no-vocabulario)

            Aulete digital: dementação, s.f. ato de dementar. Nada de ‘demenciação’. (https://www.aulete.com.br/dementação)

            Não reproduzo aqui toda a obsessiva busca para não maçar ainda mais meu eventual leitor. A palavra ‘demenciação’ não existe. Até mesmo o Dicionário inFormal, que prima pela largueza de conceitos, bem além dos dicionários tradicionais, não a registra.

            

O próprio Dicionário inFormal se define como: “O dicionário de português gratuito para internet, onde as palavras são definidas pelos usuários. Uma iniciativa de documentar on-line a evolução do português. Não deixe as palavras passarem em branco, participe definindo o seu português!”

            Mil vezes escrevi nesse blog que uma sugestão minha – a palavra Avencário – foi aceita por este dicionário, do que muito me gabo, bobo que sou de amor às palavras. Pois resolvi sugerir Demenciação.

            Alguém, não sei informar se uma ou mais pessoas, se uma comissão, analisa a sugestão e envia a resposta, depois de algumas semanas.

            Hoje, ao acessar o site, encontrei: 




Clique para acessar:

https://www.dicionarioinformal.com.br/demenciação/


Significado de Demenciação Por André Vianna (DF) em 26-11-2021.


      Incluindo o emprego da palavra, sugerido por mim, e por experiência própria:

 

"Aos 70 anos de idade, ele pode identificar em si próprio o processo de demenciação."


 

            Ganhei meu dia! Como se diz em Minas Gerais, mais vale um gosto que um caminhão de abóboras.

 

 

Para o esgoto

Charge do dia 


Zé Dassilva

Arquitetura de um plano

Meus quadros favoritos


Paul Klee (Suíça 1879 - idem 1940)