quinta-feira, 15 de outubro de 2020

Antonieta de Barros criou o Dia do Professor


Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil, criou o Dia do Professor

Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina

 

 

O Dia do Professor, celebrado em todo o Brasil, foi instituído por Antonieta de Barros, uma das três primeiras mulheres eleitas no Brasil, a única negra. A reportagem é de Aline Torres para El País (14 out 2020).

         Antonieta de Barros “foi eleita em 1934 deputada estadual por Santa Catarina, mesmo ano que a médica Carlota Pereira de Queirós foi eleita deputada federal por São Paulo. Sete anos antes, Alzira Soriano havia sido eleita prefeita num pequeno município do Rio Grande do Norte, primeiro estado a permitir disputas femininas.”

Nasceu em Desterro, como era chamada Florianópolis, no dia 11 de julho de 1901. Pai desconhecido. A mãe era Catarina Waltrich, escrava liberta, lavadeira. 

“A bandeira política de Antonieta era o poder revolucionário e libertador da educação para todos. O analfabetismo em Santa Catarina, em 1922, época que começou a lecionar, era de 65%. Isso que o Estado, sobretudo pela presença alemã, aparecia com um dos índices mais altos de escolarização do país, seguidos por São Paulo.”  

“Professora formada, tinha 17 anos quando fundou o curso particular “Antonieta de Barros”, com o objetivo de combater o analfabetismo de adultos carentes. Sua crença era que a educação era a única arma capaz de libertar os desfavorecidos da servidão. ...Além de professora, virou cronista. ...Escrevia sobre educação, os desmandos políticos e a condição feminina. Dizia que as mulheres não deveriam ser “virgens de ideias”.

Em 1937, publicou o livro Farrapos de Ideias. Os lucros da primeira edição foram doados para construção de uma escola para abrigar crianças, filhas de pais internados no leprosário Colônia Santa Tereza. A obra teve outras duas edições.”

“A primeira grande lei educacional do Brasil foi sancionada por dom Pedro I em 15 de outubro em 1827, um marco para a educação brasileira. A data era comemorada informalmente, mas foi um projeto de Antonieta a lei que criou o Dia do Professor e o feriado escolar nessa data (Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948), em Santa Catarina. A data seria oficializada no país inteiro somente 20 anos depois, em outubro de 1963, pelo presidente da República, João Goulart.” 

“A grandeza da vida, a magnitude da vida, gira em torno da educação”, escreveu em seu livro. 

Vale a pena ler a reportagem completa.

 

https://brasil.elpais.com/opiniao/2020-10-15/antonieta-de-barros-a-parlamentar-negra-pioneira-que-criou-o-dia-do-professor.html

 

 

Dia do Professor
















Porque hoje é Dia do Professor, vou colecionar as felicitações que recebo. 
    Tenho orgulho de ter sido professor por quase toda a minha vida adulta. Agora, na velhice, faço força para esquecer a mania de ser professor: ninguém se interessa mais por algo que eu possa ensinar; e ninguém merece. Então, só me resta aprender, no tempo que me sobra.
    Felicidades a todos os Professores!