quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Ainda Paris Versailes


Parabéns, Mercêdes Fabiana!





Fotoabstração N.19





Kazuo Ishiguro, Nobel de Literatura



O escritor nipo-britânico Kazuo Ishiguro é o ganhador do prêmio Nobel de literatura deste ano.
            O autor tem publicados no Brasil livros como "O Gigante Enterrado", "Não me Abandone Jamais" e "Vestígios do Dia", pela Companhia das Letras.    
Nascido em Nagasaki, no Japão, aos 5 anos sua família mudou-se para o Reino Unido (sua obra é escrita em inglês).


Foto: Sarah Lee / Guardian


Assim escreveu Mario Vargas Llosa sobre a premiação:


“É, sem dúvida, um prêmio melhor do que o dado no ano passado a Bob Dylan e valoriza um romancista de primeira linha na tarefa de renovação da literatura em língua inglesa, e sobretudo a britânica, abordada por excelentes narradores destas últimas décadas aos quais ele pertence em primeira linha.”

Os grandes temperos do mundo

Os grandes temperos do mundo: este o título da interessantíssima reportagem de Renata Mesquita (4 out 2017) para o Estadão (Paladar). 
O Louco aprecia uma comida bem temperada. Portanto vejamos o que diz a especialista: “Temperos, ervas e especiarias combinados refletem a culinária de um povo, retratam a geografia e remetem a determinado lugar. Entre as regiões mais emblemáticas na combinação de temperos e condimentos está a Índia, berço do termo masala, que indica a mistura de duas ou mais especiarias, a base da culinária indiana. No Oriente Médio, imperam o zaatar, a harissa, e o ras el hanout, indispensáveis para o preparo de muitas receitas da região. Na Europa, entre as combinações consagradas estão as francesas quatre-épice e as ervas da Provence. Do Novo Mundo marcam presença o tempero cajun de Louisiana, e o chimichurri argentino (ou uruguaio – há uma briga pela paternidade do tempero), além do chili mexicano, entre outros.”

(Clique em cada imagem para ler melhor o nome dos temperos.)

GARAM MASALA



Como usar: Cozidos de carnes e legumes, sopas, lentilhas e até salpicado por cima do ovo mexido ou o arroz branco. 

ERVAS DA PROVENCE 



Como usar: Pode ser usada no preparo de marinadas para carnes, aves e peixes, mas também pode ser esfregada antes de levá-los à grelha. É um ótimo truque para dar frescor ao frango assado. Outros preparos clássicos são a manteiga de ervas ou o azeite de ervas.

PIMENTA SÍRIA
  


Como usar: Receitas típicas, como quibes, kaftas e preparos com cordeiro, além de pães e alguns doces.

CAJUN




Como usar: Tempero principal do gumbo (ensopado local), vai bem esfregado em carnes e peixes antes de assar ou grelhar. 

ZAATAR 



Como usar: Comum salpicado em esfirras e pães chatos ou como tempero de saladas. Uma pitada colocada em azeite faz um ótimo acompanhamento para pães. É fácil combiná-lo com carnes assadas e peixes grelhados, temperando no início como o sal.

QUATRE ÉPICE
  


Como usar: Em pratos que pedem longo cozimento. O tempero deve ser introduzido do meio para o final do preparo.

HARISSA
  


Como usar: Hidratado, como molho de pimenta de mesa. Em pó misture com hommus. Substitui muito bem receitas com curry.


RAS EL HANOUT





Como usar: É um tempero eclético, vai bem do frango ao cordeiro, com legumes ou peixe. Uma dica para começar é adicioná-lo a receitas de ensopados de carnes, como picadinho ou estrogonofe. Outra sugestão é salpicar por cima da pipoca. 

CHIMICHURRI
  



Como usar: Vale tanto preparar com os ingredientes frescos bem picados e acrescidos de azeite e um pouco de vinagre, ou seco para guardar e utilizar para temperar carnes antes de levá-las à grelha. Quando misturado com azeite e vinagre serve para acompanhar carnes assadas e churrasco.

BERBERE
  


Como usar: É um tempero muito versátil, vai bem em caldos e dá sabor e graça a legumes grelhados. 

Fotos: Daniel Teixeira / Estadão