segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Abertura da Rio 2016



              Os brasileiros andamos tão desmoralizados que os dias que antecederam a Abertura dos Jogos Olímpicos foram de franco pessimismo. Temíamos pelo pior, algo parecido com a queda da ciclovia na Avenida Niemeyer. Falava-se na limitação financeira para uma apresentação digna, duvidava-se da possibilidade de um espetáculo de bom gosto, uma patacoada na certa, se não uma tragédia completa! Quando ouvi falar que a Gisele iria desfilar entrei em pânico: meu deus, o que ela tem a ver com olimpíadas!? O mundo, mais uma vez, vai rir de nós, na capa do The Economist.
            Reversão completa de expectativa! O Brasil revelou um grande Brasil.
Dominou o gosto apurado, cheio de delicadezas, como nos momentos iniciais, com os mosaicos inspirados em Athos Bulcão, artista nascido no Rio e consagrado em Brasília; com o hasteamento da bandeira e Paulinho da Viola cantando o hino nacional ao violão, acompanhado por pequena orquestra de cordas.
            O desfile de Gisele Bundchen numa enorme passarela foi pura beleza e emoção, ao som da Garota de Ipanema – Salve Ipanema e a Bossa Nova! A mulher brasileira não poderia ser mais bem representada!
           Fernando Meirelles resumiu a história do Brasil desde o paraíso virgem até a construção da floresta de concreto que é São Paulo. A chegada dos negros ao país, caminhando com os pés de chumbo da escravidão, foi dos instantes mais emocionantes.
            Restava a grande pergunta: quem acenderia a pira olímpica? Um atleta vitorioso? Uma figura de importância nacional, orgulho dos brasileiros? Algum ser do outro mundo?
            Outra reversão de expectativa! Vanderlei Cordeiro de Lima, ex-boia fria, ex-maratonista, foi um perdedor, ao ser impedido de ganhar a maratona de Atenas em 2004 por um padre louco. Por isso mesmo, tornou-se um vencedor, e merecidamente – com bom gosto e delicadeza – foi o escolhido.
            Durante hora e meia os brasileiros tivemos restituída nossa honra e orgulho da pátria onde nascemos. Mantê-los é outra história.

N. 1 eliminado

A foto do dia.


Djokovic eliminado deixa a quadra chorando, emocionado com o carinho da torcida brasileira. É o Número 1 do mundo!

Foto: Reuters.