segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Play it safe in Dulwich

 

Dulwich Park


 

Gostei tanto do curta Play it safe, escrito e dirigido por Mitch Kalisa, cineasta nascido em Rwanda e criado na Inglaterra, que resolvi sugerir ao diretor que transforme seu filme num longa-metragem. A empreitada é arriscada, eu sei, pode acabar estragando o curta e gerando um monstro disforme, perdida assim a tremenda força da mensagem original. Mas o esboço de roteiro está tão bem arrumado em minha cabeça que desejo correr o risco.

            O roteiro está dividido em três partes, que aparecem na tela com letras brancas  e fundo preto, à medida que o filme se desenrola: PRÓLOGO, O INCIDENTE, O DESFECHO. Título do filme:

 

Play it safe in Dulwich

 

            PRÓLOGO

 

            Jonathan trabalha como vendedor em uma loja de discos especializada em música clássica em Dulwich, elegante bairro aristocrata ao sul do Tâmisa, Londres, onde se encontram belas residências, um lindo parque e a Dulwich Gallery, com sua rica coleção de pinturas dos séculos XVII e XVIII. Com bolsa de estudos oferecida pelo British Council, Jonathan é aluno de renomado curso de teatro para atores jovens.

            Ele gosta do emprego, e o salário, além da bolsa, são suficientes para mantê-lo numa vida austera, de poucos gastos; sobra algum para o pub numa manhã de domingo – cena externa alegre, ensolarada, cheia de vida . O que Jonathan mais aprecia é o contato na loja com os clientes do bairro, pessoas educadas, sempre bem-vestidas, amantes da música. O que Jonathan não gosta é que, com frequência os clientes se espantam pelo fato de um rapaz negro conhecer tão bem música erudita.

            Essa primeira parte do filme, com 30 min de duração, mostra pessoas entrando e saindo da loja – atenção para o toque de um pequeno sino sempre que a porta se abrir ou fechar, uma tradição londrina –, pedindo informações ao vendedor, conversando com ele com o sotaque posh dos esnobes britânicos, Jonathan atendendo a todos com elegância e paciência. Às vezes ele perde a paciência com o preconceito que os clientes mal disfarçam, mas engole os desaforos, precisa do emprego; isso o torna um tanto arredio, desconfiado, de espírito prevenido.

 

       O INCIDENTE

 

            Agora entra o curta do Kalisa, com seus 12 min 58 seg de duração, como exposto em postagem anterior desse blog. http://loucoporcachorros.blogspot.com/2021/10/play-it-safe.html

            

            O DESFECHO

 

            Jonathan aceita o convite dos dois colegas do grupo de teatro e vai à festa. A cena se abre na belíssima residência dos Jonhson, tradicional família inglesa há mais de século residente em Dulwich, cujos pais sempre ausentes permitem que os dois filhos homens, os responsáveis pelo convite, e a irmã adolescente vivam à larga, com dinheiro e arrogância de sobra. 

            Desde logo o racismo se revela explícito, mais uma vez Jonathan é o único negro da festa. Desconfortável, ele se pergunta por que aceitou o convite; os demais colegas do grupo dão gargalhadas estridentes, forçadas, nervosas, histéricas, também de certa forma desconfortáveis pelo que sucedeu na aula passada, embora procurem tratá-lo com naturalidade. As repetidas conversas entre os convivas se arrastam monotonamente por 50 min, a câmara trabalha sempre em close e as expressões faciais revelam a natureza crua, primitiva, rude, daquela gente endinheirada, arrogante, uns cretinos, todos brancos racistas. As cenas de interior são entrecortadas por raras tomadas externas, mostrando os vastos gramados desertos do Dulwich Park, o céu sempre coberto de pesadas nuvens escuras.

            Às tantas, provocante e bela, surge a tal mulher interessada em Jonathan, que o assedia acintosamente. Ele a repele com certa rudeza, o que choca os irmãos donos da casa. Interessado desde que a viu pela primeira vez, Jonathan se aproxima de Christina, a filha dos Jonhson, cujos irmãos percebem imediatamente a relação que se descortina. As cenas transcorrem lentas; drogas, álcool e fumo tornam o ambiente enevoado, taciturno, pesado, malévolo mesmo, prenúncio de um possível crime. Pequena orquestra começa tocando jazz dos anos 50 e 60, termina em rock estridente.

            A relação entre Jonathan e Christina se torna cada vez mais íntima, agarrados num canto do grande salão, e não percebem que estão sendo observados atentamente pelos irmãos da moça, contrariados, cheios de ódio. Aquilo era demais para eles, Quem esse macaco pensa que é?! Peter, o mais velho, se aproxima, separa o casal com brutalidade, expulsa aos berros Jonathan da festa.

            Ao atravessar o grande portão dos jardins da mansão dos Jonhson e entrar no Dulwich Park, deserto àquela hora da noite, na volta para casa Jonathan é brutalmente assassinado a tiros por três homens encapuçados que o esperam no interior de um carro preto.

 

The end

            

Duas vezes Paula

 




Búzios, RJ, out 2021