sábado, 21 de março de 2015

astrologia


Os poucos, porém especiais leitores deste “Louco” haverão de pensar: o blogueiro hoje está sem assunto. Não é verdade: nesse país e nesse mundo em que vivemos, assunto não falta. Basta abrir o jornal, dar uma olhada no Twitter, e a crônica está pronta.
Há tempos desejo escrever sobre um tema que talvez tenha pouco ou nenhum interesse para a maioria das pessoas, tanto que não ouço ou leio qualquer comentário sobre ele, nunca, em lugar algum. Vamos ao assunto: trata-se da coluna do Sr. Oscar Quiroga no Caderno 2, do prestigioso jornal O Estado de S. Paulo. A coluna de hoje (21/03) traz o título Imparcialidade – Data estelar: Lua começa a crescer em Áries. Uma espécie de introdução às previsões para os 12 signos informa:

“Só quando conseguires observar com imparcialidade tudo que acontece enxergarás o panorama amplo e abrangente que outorga um lugar a cada coisa e coloca cada coisa em seu devido lugar. O Divino não prefere santos nem demônios, o Divino é bosta quando precisa fertilizar a terra e o Divino é ouro quando a necessidade consiste em ornar o templo para que a veneração aconteça.  A imparcialidade é o remédio que buscas, pois enquanto continuares tomando partido continuarás também apegando-te a meias verdades e te afastarás de tua origem e destino, enxergar o Universo com os olhos do Divino, que está em ti, fora de ti, alhures e nenhures. Mediante a visão imparcial tuas obras serão justas, tuas atitudes amorosas e irradiarás a influência que facilitará a vida de todo mundo.”

            Seguem-se, na coluna, os comentários, observações, conselhos, seja lá o que for, correspondentes aos 12 signos do zodíaco.
            Digo que há tempos desejo comentar sobre o tema, porque fico pasmo que ainda se dê tanto espaço (que custa caro, muito caro) nos melhores jornais para a astrologia. (Astronomia, por tratar-se de uma ciência, escreve-se com maiúscula; astrologia, por não se tratar de ciência, e sim de crendice, é assim mesmo, com minúscula.)
            O mesmo pensamento mágico que faz com que uma pessoa albina seja tratada como um tabu na Tanzânia, faz com que ainda permaneça o interesse pela astrologia até os dias de hoje; de outro modo ela não continuaria ocupando tanto espaço na mídia. (Vide http://loucoporcachorros.blogspot.com.br/2015/03/horror-horror-horror.html)
            Tudo bem, gente é gente, quem quiser, ou não quiser, que vá chorar para o bispo. Quem deseja ler, que leia; quem não deseja, pule a página. Porém, o blogueiro caiu na esparrela e resolveu ler a coluna de hoje do Sr. Quiroga. E concluiu: bobo ele não pode ser, é antiquíssimo o espaço a ele reservado no jornal, deve ganhar bem pelo serviço, certamente tem leitores assíduos, em número incomparavelmente maior aos deste insignificante blog.
            Se não é bobo, o Sr. Quiroga não tem o direito de ludibriar os incautos com o texto que reproduzo acima. Nem alhures nem nenhures.
            A astrologia pertence à infância da humanidade. Mas, de fato, alguns ainda não cresceram...