domingo, 17 de outubro de 2021

Guardião

 





Foto: Cecília Vianna, out 2021.

Servidão

 

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa registra os seguintes significados para o verbete servidão:

 

Servidão, substantivo feminino:

 

1.. estado ou condição de servo ou de escravo; serventia, escravidão;

2.. estado de dependência de uma pessoa, inteiramente submetida a outra; sujeição, dependência;

3.. perda da independência nacional ou política;

4.. encargo imposto em qualquer prédio em proveito ou serviço de outro prédio pertencente a um outro dono (jur.);

5.. utilidade de passagem ou direito que alguma propriedade ou terceiros têm à serventia através de prédios e terras alheias;

6.. relação de sujeição de membros de um grupo social aos de outro (uma aristocracia), envolvendo determinadas obrigações.

 

Etimologia: do latim servitudo, servitudinis, servidão.

 







 

Tendo vivido toda minha infância e adolescência em cidade do interior, e depois de adulto conhecido tantas outras cidades pequenas, foi em Brasília, mais precisamente no Lago Sul, bairro considerado de classe média e média-alta, que descobri este interessante significado da palavra servidão: utilidade de passagem através de prédios, casas, terrenos alheios. 

Ao andar pela calçada próximo à minha casa, olho à direita e vejo estreita e longa passagem a comunicar a rua onde estou a um outro conjunto de casas. Não fora esta servidão, o passante daria enorme volta até chegar ao referido conjunto. Trata-se de um corta-caminho, verdadeiro atalho, providencial, de grande serventia para os que aqui transitam. Democrática solução!

A palavra ganha agora ares de liberdade, ao traduzir o direito de ir e vir através de terras alheias. Significado oposto à condição de servo, escravo, escravidão, estado de dependência de uma pessoa, sujeição, relação de sujeição de membros de um grupo social aos de outro. 

De má, perversa mesmo, a palavra servidão vira poesia!



Fotos: AVianna, out 2021, Lago Sul, Brasília.