sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

El Toro de la Vega


Reportagem publicada em El Pais:

“Os espanhóis só falam do Toro de la Vega, uma festa popular da Espanha que dividiu o país nesta semana. Não se trata uma corrida tradicional de touro. O evento, de origem medieval e celebrado na cidade de Tordesilhas (Comunidade Autônoma de Valladolid), é bem mais simples: um touro é solto nos arredores da cidade e começa a correr desesperadamente, enquanto vários caçadores com lanças, correndo a pé ou montados em cavalos e seguindo determinadas regras, perseguem o animal até provocar sua morte. Por um lado, os habitantes dessa pequena cidade e os defensores das festas populares defendem o direito de continuar realizando um evento considerado tradicional; por outro, várias manifestações, mensagens nas redes sociais e editoriais de jornais expressam a rejeição da maioria dos espanhóis à essa festa, considerada cruel demais com o animal. A pressão para que fosse proibida não surtiu efeito: nesta terça-feira, o touro Rompesuelas passou a fazer parte da história do Toro de la Vega.”


Foto:


Em tempo: 

O Louco tem dificuldade para comentar tais acontecimentos. Pensa que a foto e o pequeno trecho de reportagem falam por si, ou retratam bem em que estágio encontra-se parte da humanidade.

O lugar é bonito...

A foto do dia


Vista aérea do Sítio Santa Bárbara, em Atibaia, SP.

A foto está em todos os jornais, sites da Internet, na mídia em geral. O lugar parece muito bonito, cercado por mata atlântica, provavelmente.
O problema é a origem do negócio...

Foto: Jefferson Coppola / Veja