sexta-feira, 2 de julho de 2021

Quase feinhos





quase feinhos
humildes
o pequeno bando
de quatro pardais
banha-se
na bacia de baixo

na bacia de cima
forte bravo ditador
reina o bem-te-vi
cercado de sedentas abelhas








Fotos: AVianna, jun 2020

Inhapim

 


 

O inhapim é uma ave da ordem Passeriformes, da família Icteridae.

Uma lenda diz que o inhapim era a ave que representava o ouro, devido as suas manchas amarelas douradas no “encontro” das asas.

Seu nome científico significa: do (grego) ikteros = amarelado, icterícia, em ornitologia, pássaro amarelo; e de cayanensis = referente a Caiena na Guiana Francesa. ⇒ Pássaro amarelo de Caiena. 

A plumagem é quase todo preta, exceto o encontro que têm uma mancha amarelo brilhante. O bico fino e pontiagudo é preto. Os olhos são castanhos, tarsos e pés são cinza escuros. A cauda é longa e preta. Ambos os sexos apresentam plumagem idêntica, não apresentando dimorfismo sexual. 


Este inhapim apareceu por aqui uma única vez!


Foto: AVianna, mai 2021.

 

https://www.wikiaves.com.br/wiki/nome_cientifico?&#icteridae

O banho do Sanhaçu-verde



 Chega para o banho


Experimenta a água da fonte


Começa o banho


Espaventando água



Sacode a cauda, pronto para partir


 

O sanhaçu-verde, sanhaço-do-coqueiro, sanhaço-pardo é uma ave endêmica da região neotropical, pertencente à família dos tiês.

"Sanhaçu" é oriundo do tupi sa'i wa'su, "saí-grande". "Sanhaço-pardo" e "sanhaçu-verde" são referências à sua coloração pardo-esverdeada

Mede cerca de 18 cm, pesando em média 36 g. Não apresentam quase nenhum dimorfismo sexual, a não ser pelo fato da fêmea apresentar uma coloração ligeiramente mais pálida.

Seu habitat inclui áreas semiabertas, campos de cultivo, cerrados, pomares, jardins e ambientes arborizados. O ninho é feito pelo casal, tem a forma de um cesto aberto, geralmente feito de folhas largas e secas, revestido de fibra vegetal. A postura da fêmea é de, em média 2-3 ovos, de coloração creme ou branca com manchas cinzas, sendo que a incubação leva, em média, 13-15 dias. Os filhotes permanecem no ninho por 17-20 dias.

Alimentam-se de frutos, néctar, aracnídeos de pequeno porte e insetos, incluindo lagartas.

Ocorre principalmente na América Latina. 



 Fotos: Mercêdes Fabiana, jun 2021


https://pt.wikipedia.org/wiki/Sanhaçu-verde