quarta-feira, 12 de julho de 2017

Palhaçada



            A ocupação da mesa diretora do Senado ontem por algumas senadoras por mais de 6 horas pode nos fazer supor que a democracia esteja ameaçada. Vejamos o que diz sobre isso o nosso articulista filósofo Hélio Schwartsman:

“Se você quer que a democracia faça com que todos os agentes políticos se comportem como lordes ingleses, então nossas instituições são um fracasso. Se você, mais modestamente, espera apenas que elas disciplinem os conflitos para evitar que degenerem em guerra civil, até que o sistema vem dando conta do recado.”

            Bem, é verdade que ainda não nos tornamos uma Venezuela. Depois de várias horas, após cenas deploráveis das senhoras comendo (grosseiramente) suas marmitas na mesa do Senado, elas apearam de seus acentos pacificamente, a sessão teve prosseguimento, a reforma trabalhista foi aprovada, e foram todos para o conforto de suas casas, que faz frio em Brasília nesse mês de julho de 2017.
            Nada de guerra civil, portanto.
            Segundo o próprio Schwartsman, foi apenas uma “palhaçada”.
            Mesmo assim, o país continua dividido, e não há dúvida de que muitos haverão de aprovar a palhaçada das senhoras Senadoras da República.
De minha parte, espero que elas não sejam reeleitas nas próximas eleições. Assim funciona a democracia.




Vergonha nacional

A foto do dia


Senado desmoralizado!

Foto: André Dusek / Estadão