segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

A força de uma ditadura

A foto do dia.



Na Coreia do Norte, o tio do ditador Kim Jong-un caiu em desgraça, seja lá por que motivo for (acusado de corrupção, conduta depravada, jogatina, sabe-se mais o quê).
Além de preso, sua imagem foi banida literalmente da mídia.


O Brasil na rabeira


Os resultados do último Pisa, o teste internacional que inclui 65 países e que avalia alunos de 15 e 16 anos em várias áreas, são desanimadores: o Brasil segue na lanterna. Leitura: 55ª posição; Matemática: 58ª; Ciências: 59ª.
A tão decantada (pelo ministro da educação) melhoria em matemática não passa de uma enganação. Nesse ritmo, levaríamos 26 anos para atingir a média dos países ricos e 57 para alcançar os chineses. Isso, se eles ficassem parados na posição atual.
            E, por aqui, só se fala no Enem!
            Ninguém discute a importância da avaliação no processo ensino-aprendizagem, ela é fundamental. Porém, antes de avaliar, é preciso estabelecer um currículo mínimo, e informar aos professores o que se espera que eles ensinem.
            Não é preciso que as escolas sejam colocadas em camisas-de-força. Pode e deve haver espaço para variações regionais, e para isso os testes de avaliação atuais podem ajudar.
            O que me incomoda é que a mídia cai na conversa do incompetente MEC, que não faz outra coisa senão fazer propaganda do Enem, como se esta fosse a solução para a educação, e nem uma palavra sobre o que realmente importa, o conteúdo do ensino no Brasil.
E os professores, onde estão?
E as Faculdades de Educação das universidades brasileiras, não têm nada a dizer?
E as nossa melhores cabeças na área de educação, nada a dizer?
Os especialistas em Literatura, Matemática e Ciências, nada a declarar?
         Pasmaceira geral, e o Brasil na rabeira.