sexta-feira, 4 de março de 2022

10 anos de Louco (#1)

10 anos de Louco 

 

Há quase 10 anos, mais precisamente no dia 27 de março de 2012, o Louco por cachorros registrou sua primeira postagem, bem humorada, falando do meu amor pelos cães. Chamei-a Mulher é mulher, cachorro é cachorro, e a incluí com o marcador Manifesto canino. O primeiro a comentá-la foi meu amigo Sergio Pripas, a quem sou grato por isso e por tantas outras coisas.

https://loucoporcachorros.blogspot.com/2012/03/mulher-e-mulher-cachorro-e-cachorro.html

            Sem qualquer pretensão literária, mesmo porque não dispunha de conhecimento e talento para tal, nem disponho ainda, o que havia, desde o início, era a vontade de escrever. E escrever, guardar na gaveta, não revelar aquilo que foi pensado e registrado em texto, sempre me pareceu narcísico demais. Antes a ousadia e o risco de ser lido por algum incauto. Para isso um blog serviria muito bem, foi o que pensei.

            Escrever para quem? Esta foi uma pergunta que se repetiu durante um bom tempo, até o surgimento espontâneo da óbvia resposta: para mim mesmo. Primeiro, pelo prazer de escrever. Com a acentuação da velhice, surgiu a expressão escrita terapêutica, a emprestar sentido novo ao gesto de escrever. Escrever ajuda a organizar os pensamentos.

            Em pouco tempo, para muito além da escrita, multiplicaram-se os tais marcadores, a estabelecer uma espécie de índice para os mais variados assuntos, alguns sérios, a maioria seguindo o teor do Manifesto canino: pilhérias! Até o momento, foram 4.808 postagens.

            As preferências pessoais prevaleceram, naturalmente: Arte, Literatura, Educação, Fotografia, Ciência, Evolução das Espécies etc. Os Microcontos alcançaram a incrível marca (pelo número, não pela qualidade) de 538, sem contar os recém-criados microcontos baseados em imagens. Despontaram algumas personagens, Suzete com z, a que deu mais o quê falar... Os Contos somam quase uma centena, não é pouco. Crônicas, que parecem ser mais fáceis de escrever porque curtas e despretensiosas, foram 649, além das Crônicas Esportivas (50), que me proporcionam grande alegria. Meus quadros favoritos foram e ainda são grande estímulo para minha educação em Artes plásticas.

            Nem sei por quê estou a enumerar isso, está tudo na capa do blog. Se alguém se interessar pelo Diário da demenciação, é só clicar e os textos aparecem. Ultimamente me interesso por Charges, arte que associa criatividade gráfica à política, necessariamente recheada de humor; são 229 homenagens aos mestres Jaguar, Laerte Coutinho, Nando Motta, Cláudio Hebdô, Amarildo, MOR, André Dahmer, Jean Galvão, Aroeira, Benett, entre outros.

            Me dá enorme satisfação poder registrar no Louco a Galeria de família. Até agora estão expostas 110 fotografias dos ancestrais (que a maioria da família não conhecia, as fotos), dos vivos e dos mortos, das crianças, dos netinhos, de todos nós. Fotografia é uma paixão! Vale a pena guardá-las.

            ...

            E é assim que esta postagem doravante se torna um marcador: 10 anos de Louco. Em um próximo texto desenvolvo a ideia do Blog terapêutico.


Charge metafísica

 Terceira charge do dia


André Dahmer

Estratégia

Segunda charge do dia 



Cláudio de Oliveira para a Folha hoje

Não há diferença nenhuma entre cem homens e cem formigas

 100 anos de José Saramago

 

“... não há diferença nenhuma entre cem homens e cem formigas, leva-se isto daqui para ali porque as forças não dão para mais, e depois vem outro homem que transportará a carga até à próxima formiga, até que, como de costume, tudo termina num buraco, no caso das formigas lugar de vida, no caso dos homens lugar de morte, como se vê não há diferença nenhuma.”

 

 

José Saramago

Memorial do Convento

 

https://blimunda.josesaramago.org/cem-homens-e-cem-formigas/

Coragem

Charge do dia


 Jaguar para a Folha hoje

lírio-do-brejo

 


no brejo dos lírios 

brincam nas belas folhagens

borboletas brancas



Cecília Vianna        

coautora              



Foto: AVianna, mar 2022.