terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Deus torce para quem?


            O jornalista e escritor Pedro Blank publicou hoje excelente crônica (haverá quem discorde) intitulada Jogadores evangélicos apontam vitória divina, no Observatório da Imprensa (02/12/2014). (http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed827_jogadores_evangelicos_apontam_vitoria_divina)
            Pedro destaca o fato ocorrido há pouco mais de uma semana, quando o Cruzeiro conquistou o tetracampeonato brasileiro em Goiás; enquanto isso, no Mineirão, uma bandeira gigantesca surgiu nas arquibancadas, com a inscrição “A Deus toda Glória”.
            E Pedro Blank arremata, incomodado com o marketing religioso no futebol:

“Parafraseando uma passagem do evangelho de Mateus: “Dai, pois, ao futebol o que é do futebol, e a Deus o que é de Deus”. Três dias depois de levantar o título brasileiro, o Cruzeiro decidiu o título da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, novamente num Mineirão lotado. Perdeu o título e completou um ano sem vencer o seu maior rival. A bandeira e as camisas com a inscrição “A Deus toda Glória” não apareceram. Nas entrevistas, Ele também não foi citado. Nenhum repórter perguntou aos jogadores cruzeirenses por que Deus entrou em campo com o Atlético.”

Também eu me incomodo com esta onda de comemorações, quando um gol é marcado, e o artilheiro levanta as mãos e agradece aos céus. Algumas vezes, os indicadores apontam para cima, como que responsabilizando diretamente o Altíssimo pela feitura do gol. Mais explícito, impossível.
Nesse instante, penso no goleiro que sofreu o gol. Além do infortúnio de ter a meta vazada (delicioso clichê futebolístico!), ele ainda deve estar pensando que Deus está contra ele. Todo o time derrotado pode ter o mesmo sentimento desolador, de quem não merece a proteção divina.
            O marketing religioso se repete quando, ao fazer o gol, o jogador levanta a camisa do clube e por baixo dela surge outra camisa, com alguma frase de louvação. Com frequência, ao final do jogo, as camisas dos clubes são retiradas, e surgem estas outras, agradecendo a Deus pela vitória. Quando há vitória...
            Esta mistura de futebol e religião não me parece que favoreça nem o futebol nem a religião. Não se trata de futebol nas missas de domingo, e penso que também não, nos diversos cultos evangélicos. Então, por que levar a religião aos estádios de futebol?
            Penso que tais atitudes são movidas pelo fundamentalismo religioso, que impede aquele que crê pensar razoavelmente sobre o assunto. E se pensasse um pouquinho, os jogos todos terminariam empatados.