quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Paciência tem limite


Jesus subiu no pé de goiaba e este blogueiro nada falou. Meninas devem vestir rosa e meninos azul, e permaneci em silêncio, certo de que há coisas mais importantes nesse mundo para serem pensadas. Agora, desacreditar a Evolução das Espécies, aí a ministra pisou no calo do blogueiro!
            Eis a declaração da ilustre senhora, que embora não seja recente, parece que é de 2013, ilustra bem o pensamento dela:

“A igreja evangélica perdeu espaço na História. Nós perdemos o espaço na ciência quando nós deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas. Quando nós não questionamos. Quando nós não fomos ocupar a ciência. A igreja evangélica deixou a ciência para lá. "Ah, vamos deixar a ciência caminhar sozinha". E aí cientistas tomaram conta dessa área. E nós nos afastamos.”

            Vamos enumerar as sandices em tão curto texto:

1  “Nós perdemos o espaço na ciência”: não há espaço na Ciência para a igreja evangélica, ou em português rasteiro, cada macaco em seu galho.

2  “Nós deixamos a teoria da evolução entrar nas escolas”: então é a igreja evangélica que determina o que deve e o que não deve ser ensinado nas escolas? Isso é muito grave. Isso chama-se teocracia fundamentalista. Os talibãs pensam e agem desse modo, quando afirmam que o povo não precisa de escola. 
Ela fala da teoria da evolução como algo desprezível, errado, talvez pecaminoso, e que portanto precisa ser extraído das escolas. Ela não acredita na Evolução das Espécies, ela é criacionista. Pois que ensine isso em suas pregações no interior das igrejas, mas não nas escolas. As crianças não merecem tamanho obscurantismo.

3  “Quando nós não questionamos, quando nós não fomos ocupar a ciência”: outra manifestação do fundamentalismo religioso é a expressão “ocupar a ciência”. Só os fanáticos poderiam supor que a religião poderia “ocupar” a Ciência, determinar aquilo do que a Ciência deve tratar, estudar, pesquisar enfim. 
Há dois modos bem distintos de pensar: o pensamento religioso e o pensamento científico e para cada um deles há um método diferente a ser utilizado. É impossível que o método religioso se aplique à Ciência, e vice-versa.  

4  “A igreja evangélica deixou a ciência para lá”: até que enfim algo sensato. Fez bem.

5  “Deixamos a ciência caminhar sozinha e aí cientistas tomaram conta dessa área”: então a senhora ministra pensa que a igreja deve controlar os passos de Ciência? Ela se espanta com o fato de que os cientistas tomaram conta da Ciência! 

            Chega de tamanha insanidade. Paciência tem limite.