O quilo é uma das quatro unidades básicas de medida, juntamente com ampere, kelvin e mol, que estão sendo redefinidas em Paris, pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas. O objetivo da mudança é relacionar essas unidades a constantes fundamentais, e não arbitrárias, como tem sido até agora.
1 Kg: pedaço de platina e irídio
armazenado em Paris / Getty Images
O quilograma atualmente é definido por um objeto, a massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio, fabricado em Londres e guardado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em um cofre na França, desde 1889.
Acontece que esse quilo original perdeu 50 microgramas em 100 anos, porque os objetos podem facilmente perder átomos ou absorver moléculas do ar. Todas as balanças do mundo são graduadas de acordo com esse quilo original, e acabam gerando dados incorretos. Tais diferenças são importantes em cálculos científicos que exigem extrema precisão.
Balança de Kibble / EPA
A nova unidade será medida com a balança de Kibble (ou de Watt), que permite comparar energia mecânica com eletromagnética.
Eletroímãs geram um campo magnético. (Eles costumam ser usados em guindastes para levantar grandes objetos de metal, como carros, em ferro-velhos. A atração do eletroímã, ou seja, a força que ele exerce, está diretamente relacionada à quantidade de corrente elétrica que passa por suas bobinas.)
Existe, portanto, uma relação direta entre eletricidade e peso. Ou seja, os cientistas podem definir um quilograma em termos da quantidade de eletricidade necessária para neutralizar sua força.
Há uma grandeza que relaciona peso à corrente elétrica, chamada constante de Planck – em homenagem ao físico alemão Max Planck, representada pelo símbolo h. Mas h é um número incrivelmente pequeno e, para medi-lo, o cientista Bryan Kibble criou uma balança de alta precisão. A balança de Kibble, como ficou conhecida, tem um eletroímã que pende para baixo de um lado e um peso – digamos, um quilograma – do outro. A corrente elétrica que passa pelo eletroímã é aumentada até que os dois lados estejam perfeitamente equilibrados.
Essa maneira de medir o quilo não muda, tampouco pode ser danificada ou perdida, como pode acontecer no caso de um objeto físico.
Digo eu: este mundo está ficando muito estranho!