terça-feira, 20 de novembro de 2018

Novo Quilograma


O quilo é uma das quatro unidades básicas de medida, juntamente com ampere, kelvin e mol, que estão sendo  redefinidas em Paris, pela Conferência Geral sobre Pesos e Medidas. O objetivo da mudança é relacionar essas unidades a constantes fundamentais, e não arbitrárias, como tem sido até agora.


1 Kg: pedaço de platina e irídio
armazenado em Paris / Getty Images

O quilograma atualmente é definido por um objeto, a massa de um cilindro de 4 centímetros de platina e irídio, fabricado em Londres e guardado pelo Escritório Internacional de Pesos e Medidas, em um cofre na França, desde 1889.
Acontece que esse quilo original perdeu 50 microgramas em 100 anos, porque os objetos podem facilmente perder átomos ou absorver moléculas do ar. Todas as balanças do mundo são graduadas de acordo com esse quilo original, e  acabam gerando dados incorretos. Tais diferenças são importantes em cálculos científicos que exigem extrema precisão. 


Balança de Kibble / EPA 

A nova unidade será medida com a balança de Kibble (ou de Watt), que permite comparar energia mecânica com eletromagnética.
Eletroímãs geram um campo magnético. (Eles costumam ser usados em guindastes para levantar grandes objetos de metal, como carros, em ferro-velhos. A atração do eletroímã, ou seja, a força que ele exerce, está diretamente relacionada à quantidade de corrente elétrica que passa por suas bobinas.) 
Existe, portanto, uma relação direta entre eletricidade e peso. Ou seja, os cientistas podem definir um quilograma em termos da quantidade de eletricidade necessária para neutralizar sua força.
Há uma grandeza que relaciona peso à corrente elétrica, chamada constante de Planck – em homenagem ao físico alemão Max Planck, representada pelo símbolo h. Mas h é um número incrivelmente pequeno e, para medi-lo, o cientista Bryan Kibble criou uma balança de alta precisão. A balança de Kibble, como ficou conhecida, tem um eletroímã que pende para baixo de um lado e um peso – digamos, um quilograma – do outro. A corrente elétrica que passa pelo eletroímã é aumentada até que os dois lados estejam perfeitamente equilibrados.



Essa maneira de medir o quilo não muda, tampouco pode ser danificada ou perdida, como pode acontecer no caso de um objeto físico. 
         Digo eu: este mundo está ficando muito estranho!


Viagem maravilhosa



A Viagem Maravilhosa
diante do hospital Sidra, no Catar / AFP

13 fetos e um bebê gigante constituem a obra intitulada “A Viagem Milagrosa”, de autoria do britânico Damien Hirst. Ela foi encomendada pela irmã do emir e fica na entrada do hospital Sidra, no Qatar. Permaneceram cobertas durante cinco anos devido a protestos. 
A reportagem é de Peio H. Riaño para El País (19 nov 2018). São 14 esculturas gigantes de bronze, que vão do desenvolvimento de um feto da fecundação até o nascimento, culminando com um bebê recém-nascido de 14 metros de altura. 
Segundo Hirst , “É a primeira escultura nua no Oriente Médio”.
Informa Riaño: “A instalação é parte da impressionante coleção de arte contemporânea do hospital Sidra, onde a irmã do emir, Al-Mayassa bint Hamad bin Khalifa Al-Thani, investiu no que há de mais seleto no mercado internacional, com a intenção de criar e transmitir uma imagem de modernidade e abertura do país árabe, de 2,6 milhões de habitantes. No total, 65 obras de arte, incluindo uma instalação de neon da provocadora artista britânica Tracey Emin.” 
A polêmica provocada por essa instalação está tornando mundialmente conhecido esse hospital para crianças e mulheres, com 400 leitos, num investimento de mais de 7 bilhões de euros (30 bilhões de reais). 


A peça culminante da instalação de Hirst
com 14 metros © DAMIEN HIRST AND SCIENCE LTD



Verde e rosa com abelha

fotominimalismo





Foto: AVianna, nov 2018, jardim.