sexta-feira, 25 de junho de 2021

Autoengano


“Agora tem corrupção? Já posso escutar o bolsonarista obstinado afirmando que prevaricação não é corrupção.” Este o título da crônica de hoje de Hélio Schwartsman para a Folha de S. Paulo (25 jun 2021); transcrevo aqui pequeno trecho: 

 

“O escândalo da Covaxin complica as racionalizações. Não são mais familiares nem auxiliares que aparecem no turbilhão das suspeitas, mas o próprio presidente. Não estamos mais falando dos “trocados” das rachadinhas, mas de um esquema bilionário, que rivalizaria com os desvios do PT.

Não acredito, porém, que haverá uma debandada nas hostes bolsonaristas. Uma das características mais fascinantes do cérebro humano é sua capacidade para o autoengano. Já posso escutar o bolsonarista obstinado afirmando que prevaricação não é corrupção. Preciosismos jurídicos à parte, num país mais decente, o capitão já teria sido deposto e estaria sendo julgado, com chance de parar na cadeia.” (Os grifos são meus.)

 

            São tantos e tão variados os tópicos levantados por Schwartsman nesse pequeno texto que não resisti à tentação de destacá-los em negrito: são as racionalizações diante dos erros que não queremos ver, a corrupção no tempo do PT, o possível envolvimento do atual presidente também em corrupção, mas se destaca mesmo aquilo que ele chamou de “capacidade para o autoengano”. 

            O fenômeno é complexo. Auto-Engano é o título do interessantíssimo livro escrito por Eduardo Giannetti (Companhia das Letras, 1997), assim resumido pelo próprio autor:

 

“Este é um livro sobre as mentiras que contamos a nós mesmos. Mentimos para nós o tempo todo: adiantamos o despertador para não perder a hora, acreditamos nas juras da pessoa amada, só levamos realmente a sério os argumentos que sustentam nossas crenças. Além disso, temos a nosso próprio respeito uma opinião que quase nunca coincide com a extensão de nossos defeitos e qualidades. Sem o autoengano, a vida seria excessivamente dolorosa e desprovida de encanto. Abandonados a ele, entretanto, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social.

O problema é que as mentiras que nos contamos não trazem seu nome verdadeiro estampado na fronte. É preciso, por isso, analisar os caminhos que nos levam até elas: encontraremos aí a origem de grandes conquistas e alegrias, mas também dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam.”

 

            O autoengano é uma espécie de mecanismo de defesa, a nos poupar da crueza da vida; é mais que desejável, portanto. O cuidado que precisamos ter é para que ele não nos afaste muito da realidade, e por consequência, das outras pessoas. Autoengano é primo irmão do fanatismo, do fundamentalismo religioso ou político.

            Diante do risco, é preciso pensar.

 

  

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/helioschwartsman/2021/06/agora-tem-corrupcao.shtml

 

 

 

 

 

Papel dos escravizados

 



“Os africanos escravizados não eram apenas commodities, mercadorias como outras quaisquer, cujo valor e preço dependiam somente do vigor físico ou da força dos músculos definidos pelo sexo, pela idade e pelas condições de saúde (como poderia sugerir, por exemplo, a balança de pesar escravos descrita na introdução deste livro). Além de seres humanos acorrentados e marcados a ferro quente, os porões dos navios negreiros transportavam conhecimentos e habilidades tecnológicas desenvolvidas na África que seriam cruciais na ocupação europeia do Novo Mundo.” (p. 83)

 

                        Laurentino Gomes

                        Escravidão, vol.II